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Title: Formação de classes funcionais de estímulos musicais
metadata.dc.creator: Machado, Alex Roberto
Keywords: Análise Experimental do Comportamento;Classes funcionais de estímulos;Música;Experimental Behavior Analysis;Functional stimuli classes;Music
Issue Date: 17-Mar-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MACHADO, Alex Roberto. Formação de classes funcionais de estímulos musicais. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Processos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Abstract: A behavioral approach of music considers the musical action as behavior and the music as stimuli, this action s product. The general objective here proposed was to verify the discriminative training s effect above mode and tempo different melodies functional classes formation. Participants: 9 of Unilinhares students (Linhares ES) second period psychology s graduation, divided in three groups. Each group was submitted in one of the experimental conditions (mode, tempo or mix). For data collect was utilized a software, especially designed for this study - SomPsi which executed all the participants training and generated reports with informations about their performance, fase by fase. Fase 1: baseline, presented 6 sound stimuli twice; Fase 2, relation AB trained; Fase 3, the BC relation (in this two fases were presented 4 stimuli, 5 times each); Fase 4: functional classes formation test, organized similarly to Fase 1. Data showed that this research s objectives were reached, because the training was efficient to musical stimuli s functional classes formation. There were differences between participants performance in the experimental conditions, corroborating with researches findings, as found in theme s revision, just like: stimuli grouping by tempo property were easier to discriminate than those grouped by the mode. Thus, combined manipulation of the two properties, in convergent condition, allowed even better participants performance, like showed in Mix condition.
Uma abordagem comportamental da música considera a ação musical como comportamento e a música como estímulo, produto dessa ação. O objetivo geral aqui proposto foi o de verificar o efeito do treino discriminativo sobre a formação de classes funcionais de melodias em andamentos e modos diferentes. Participantes: 9 estudantes do segundo período da Graduação em Psicologia da Unilinhares (Linhares ES), divididos em três grupos. Cada grupo foi submetido a uma das condições experimentais (modo, andamento ou mista). Para a coleta de dados foi utilizado um software, produzido especialmente para este estudo - SomPsi - que executou todo o treinamento dos participantes e gerou relatórios com informações sobre o desempenho dos mesmos, fase a fase. Fase1: linha de base, apresentados 6 estímulos sonoros por 2 vezes; Fase 2, treinou-se a relação AB; Fase 3, a relação BC (nestas duas fases foram apresentados 4 estímulos 5 vezes cada); Fase 4: teste da formação de classes funcionais de estímulos musicais, organizada de forma similar à Fase 1. Os dados demonstram que os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois o treino proposto mostrou-se eficiente para a formação das classes funcionais de estímulos musicais. Houve diferenças nos desempenhos dos participantes nas condições experimentais, corroborando os achados em pesquisas levantadas na revisão do tema, a saber: agrupamentos de estímulos pela propriedade andamento foram mais fáceis de discriminar do que aqueles agrupados pela melodia. Além disso, a manipulação combinada das duas propriedades, em condição convergente, permitiu desempenho ainda superior dos participantes, como demonstrado na condição Mista .
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6674
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

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