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Title: Educação em valores morais: o aprender e o ensinar sobre justiça.
Other Titles: Moral Values Education: learning and teaching about justice
metadata.dc.creator: Müller, Adriana
Keywords: Psicologia da Moralidade;Educação em valores;Justiça;Psychology of Morality;Value Education;Justice
Issue Date: 27-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MÜLLER, Adriana. Moral Values Education: learning and teaching about justice. 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado em Processos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Abstract: Este estudo tem por objetivo investigar como professoras de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental aprenderam os valores morais de uma forma geral e, particularmente o valor moral da justiça, durante a sua vida escolar e como ensinam esse valor moral específico em sua prática pedagógica. Pretende averiguar se houve mudanças nas práticas empregadas e, em caso afirmativo, analisar tais mudanças. Para tanto, conta com a participação de vinte (20) professoras do ensino fundamental de escolas particulares do município de Vitória (ES). Faz uso de entrevistas individuais, de acordo com o método clínico proposto por Piaget (1926/s.d.; 1932/1994). A pesquisa possui dois enfoques específicos: os valores morais de forma geral e o valor moral da justiça. Os resultados obtidos permitem concluir que o respeito é o valor moral mais citado pelas participantes, de forma espontânea, e a família, o principal contexto social na educação em valores. Além disso, a maioria dos relatos acerca de como as professoras aprenderam sobre os valores morais de forma geral e a justiça em específico remetem a ações de cunho impositivo. Ao mencionarem a forma pela qual ensinam sobre a justiça, as participantes citam, de forma mais intensa, exemplos nos quais a imposição ainda está presente, porém relacionada a conversas. Em poucas palavras, as professoras ensinam como aprenderam: com imposição. Assim, este trabalho, ao analisar os dados levantados com as pessoas diretamente envolvidas no processo de educação em valores os professores , contribui para a área da Psicologia da Moralidade, oferecendo importantes subsídios para a intervenção na prática pedagógica desses profissionais e no aprimoramento de sua formação.
This study aims at analyzing how high school teachers learned about moral values in general, and more particularly about justice during their school lives, and how they teach this specific value nowadays. Our proposal was to look for changes in the teaching practices and, if so, analyze such differences. Participants were twenty (20) high school teachers of private schools in Vitória (ES). We performed individual interviews according to the clinical method proposed by Piaget (1926/s.d; 1932/1994). This research has two main subjects: moral values in general, and justice. Results showed that respect was the most spontaneously named moral value, and that family was the main social context regarding moral education. Moreover, most of the answers on how they learned about moral values and justice at school were related to imposition actions. Nowadays these teachers still use imposition to teach about justice, but it is related to conversations. In short, teachers teach about justice as they ve been taught: with imposition methods. Therefore, the present work contributes to the Psychology of Morality by analyzing data from the ones directly involved in teaching practices the teachers thus offering important subsidies for interventions in their pedagogical practices as well as in their formation betterment.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6681
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

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