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Title: Moralidade e honra : os juízos de adolescentes em medidas socioeducativas de internação
metadata.dc.creator: Salgado, Marcelo Menezes
Keywords: Honra;Moral, Adolescentes em medidas socioeducativas de internação;Psicologia da moralidade;Honor;Moral;Adolescents under social and educational confinement measures;Morality psychology
Issue Date: 20-Aug-2010
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SALGADO, Marcelo Menezes. Moralidade e honra : os juízos de adolescentes em medidas socioeducativas de internação. 2010. 313 f. Dissertação (Mestrado em Processos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Abstract: This research investigates children s drawings in Guarani, their relationships with their natural and cultural environment, seeking the same look on your own universe, so we know aspects of their customs and traditions. To this end we conducted a qualitative research, ethnographic, school Guarani indigenous municipality of Aracruz (Espírito Santo), with classes from 1st to 5th year of elementary school. Were discussed theories about children s drawing from the works of Iavelberg, Brent Wilson, Cola, among other authors who consider the design as a cultural product of a given society. The collected data were analyzed based on semiotics greimasiana, with emphasis in the plan of expression and content
Esta pesquisa consiste em um estudo sobre o juízo a respeito da honra em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação. Participaram dessa investigação 30 adolescentes, com idade variando entre 16 e 17 anos, do sexo masculino, que no momento da coleta de dados eram internos em uma unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), na região metropolitana da grande Vitória/ES. Realizamos entrevistas individuais, de acordo com o método clínico proposto por Piaget (1926/s.d.; 1932/1994). Por intermédio dos resultados encontrados, constatamos que, quanto: (1) à caracterização dos participantes, a maioria dos adolescentes estuda na instituição, onde cursam, principalmente, as séries finais do ensino fundamental. No que diz respeito aos delitos cometidos, que culminaram com sua entrada na instituição, verificamos que os internos mencionam, dentre outros: roubo ou furto , tráfico de drogas ou associação ou uso , homicídio ou latrocínio e tentativa de homicídio ou tentativa de latrocínio ; (2) às admirações e não admirações sobre si mesmo, os dados permitiram-nos concluir que os entrevistados admiram, com maior incidência, a perseverança/força de vontade , o respeito pelas pessoas e a bondade/generosidade ; ademais, averiguamos que as não admirações que os jovens citam com maior frequência são o comportamento antissocial no relacionamento interpessoal , a ação relacionada a delito , a ausência de autocontrole e a autossuficiência ; (3) à representação a respeito do juízo da sociedade sobre si mesmo, os participantes ponderam ser considerados como uma pessoa que, dentre outros aspectos, transgride , não mudará de vida , possui qualidade ruim , possui qualidade boa , futuro é a morte , é um perigo para a sociedade e mudará de vida ; (4) à honra propriamente dita, os jovens exemplificam-na por meio da reputação , melhora no relacionamento interpessoal , dedicação ao trabalho , dentre outros. Por sua vez ao conceituarem a honra evidenciam, principalmente, respostas de reputação , ação correta e bondade/generosidade . Por fim, a maioria dos adolescentes afirma ser honrado, justificando pelos seguintes conteúdos, dentre outros: mudança de vida , ação relacionada a delito , bondade/generosidade e melhora no relacionamento interpessoal . É necessário salientar que em nossos resultados há uma predominância de respostas e justificativas associadas à moralidade e, portanto, ao conceito com honra (La Taille, 2002b). Com efeito, destacamos que nosso trabalho contribui para com a compreensão do universo dos adolescentes em medidas socioeducativas de internação, evidenciando dados que poderão conduzir práticas, reflexões e outras pesquisas. Finalmente, ao fornecermos elementos sobre a honra desses jovens, estamos colaborando, acadêmica e socialmente, para a concretização de uma vida boa (La Taille, 2006). Para nós, este é o caminho que devemos construir, socialmente, com o outro e para o outro
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6692
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

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