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Title: Brincadeira e amizade : um estudo com alemães, brasileiros e libaneses
metadata.dc.creator: Merizio, Lorena Queiroz
Keywords: Brincadeira;Amizade;Cultura;Play;Friendship;Culture
Issue Date: 11-Mar-2008
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MERIZIO, Lorena Queiroz. Brincadeira e amizade : um estudo com alemães, brasileiros e libaneses. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Processos Psicossociais; Processos de Desenvolvimento; Psicologia Social e Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Abstract: O brincar é universal e possui caráter específico, de modo que o ritmo da brincadeira, sua dinâmica e suas regras ajustam-se às condições onde ocorre, facilitando as interações sociais. O objetivo da presente pesquisa foi descrever, comparar e analisar a brincadeira e sua ligação com a formação de amizades, a partir das recordações dos participantes. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas em profundidade com quatro alemães, quatro brasileiros e quatro libaneses que vivenciaram a infância em seus países de origem e que residem no Brasil. Esta pesquisa abordou os seguintes aspectos, tendo por fundamento a substância social da memória infantil: aspectos culturais relacionados à pequena biografia de cada participante, lembranças e recordações da infância, características gerais e qualitativas das amizades e das brincadeiras, brincadeiras antigas em contraponto às atuais, e a relação entre brincadeira e amizade. Os dados foram analisados de maneira qualitativa e organizados de acordo com a similaridade dos temas discutidos. Constatou-se que a brincadeira media redes de amizade e auxilia na manutenção desses relacionamentos, independente das tradições culturais. Acredita-se que investigar a díade brincadeira-amizade sob a luz de aspectos culturais específicos, possibilita ao indivíduo a constituição de si mesmo enquanto sujeito imerso no ambiente sócio-cultural. Assim, a expressão humana por meio do lúdico demonstra que o brincar é eficaz nos relacionamentos interpessoais de amizade, contribuindo para a formação do ser humano
Play is universal and possesses specific character in way that the rhythm of the entertainment, its dynamics and its rules adjust the conditions to it occurs, facilitating the social interactions, favoring the formation of friends relationships. The purpose of the present research was to describe, compare and analyze the play and its linking with the formation of friendships. Interviews were structuralized in depth with four Germans, four Brazilians and four Lebanese that had been become fulfilled who had lived infancy in its native countries and now lives in Brazil. This research approached the following aspects: cultures aspects to the brief biography of each participant, reminds of the childhood, general and qualitative characteristics of friendship and play, old and new plays and relation between play and friendship. Dates had been analyzed and organized in qualitative way, in accordance with the similarity them argued subjects. It was evidenced that the joke measured friendship nets and supports in the maintenance of these relationships, independent of the culture traditions. One gives credit that to investigate play and friendship in specific cultural aspects, it makes possible to the individual while the exactly immersed construction of subject itself in the partner-cultural environment. Thus, the expression human being by means of the playful one demonstrates that playing is efficient in the interpersonal relations of friendship, contributing for the formation of the human
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6693
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