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Title: Saúde, trabalho e processos de subjetivação nas escolas
Other Titles: Health care, work, and the processes of subjectivization in schools
metadata.dc.creator: Minayo Gomez, Carlos
Barros, Maria Elizabeth Barros de
Keywords: Subjetividade;Trabalho;Saúde do trabalhador;Escolas;Licença médica;Subjectivity;Work;Occupational health;Schools;Sick leave
Issue Date: 2002
Citation: MINAYO-GOMEZ, Carlos; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Saúde, trabalho e processos de subjetivação nas escolas. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 649-663, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n3/a18v15n3.pdf>. Acesso em: 11 maio 2011.
Abstract: Neste artigo se discute o conceito de subjetividade utilizado nas práticas de saúde. Parte-se da tese de que a concepção de subjetividade predominante no pensamento dos trabalhadores no campo da saúde não está em sintonia com valores e pressupostos de renovação de conceitos e práticas, neste âmbito, na atualidade. Defende-se o caráter processual e coletivo dos processos de produção de subjetividade, contra o caráter individualista, apriorístico e objetificado prevalente nas práticas em psicologia e campos afins. Desdobra-se desta reflexão a defesa das transformações dessas práticas tendo como norte as articulações entre gestão no trabalho e processos de subjetivação, com base nos pressupostos teórico-filosóficos da obra de M. Foucault e na ergologia de linhagem francesa. Nessa direção de análise, afirma-se a importância de se pesquisar as articulações entre organização do trabalho, produção de saúde-doença e processos de subjetivação em curso. O foco das análises é a escola pública.
ABSTRACT This article deals with the concept of subjectivity as related to health care practices. Its starting point is the hypothesis that the concept of subjectivity, which predominates in the view of health care workers, is not in accordance with the present and assumptions of renewal of concepts and practices. Its aim is to argue for the collective nature of the processes of production of subjectivity, and against the individualistic, objectified, a priori nature of practices of Psychology and related areas. A thorough defense of the transformations in these practices is proposed based on the interrelationship between work management and the processes of subjectivization following M. Foucault's philosophical premises and the French tradition ergology. In the light of the arguments, the importance of researching the interrelationship between work management, health care and the current processes of subjectivization can be confirmed. The subject of this analysis is the Brazilian public school system.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/671
ISSN: 0102-7972
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