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Title: Modos de encenação discursiva em peças publicitárias e promocionais do discurso tabagista e antitabagista no Brasil
metadata.dc.creator: Lordes, Antonio Wallace
Keywords: Análise do discurso;Fumo - Vício;Campanhas publicitárias;Estratégia
Issue Date: 8-Nov-2012
Abstract: Ce travail propose une analyse comparée des discours publicitaires et promotionnels, en se basant sur la théorie Sémiolinguistique de Patrick Charaudeau, conjointement à celle des "genres-contrat". Pour les buts de ce travail, on a selectionné un corpus constitué des pièces de campagnes publicitaires et promotionnelles pro ou anti-tabagisme, respectivement, produites et diffusées à partir des années 1960 au Brésil. Ces pièces sont relationnées aux dix reportagens publiés a la révue Veja, entre les années de 1969 et 2002. Nous y recherchons plus spécifiquement la description et la comparaison des différents niveaux de langage qui composent ces discours: familier, discursif et soutenu. Nous enquêtons également sur la manière dont le discours promotionnel anti-tabagisme réagit à la culture publicitaire du tabagisme, produisant une mise-en-scène discursive, dans laquelle des ressources de fort impact s'opposent aux effets produits par le discours publicitaire afin d’en obtenir une plus grande adhésion du public.
Este trabalho propõe uma análise comparada dos discursos publicitário e promocional a partir da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, com foco na teoria dos gêneros-contratos. Escolheram-se como corpus peças de campanhas publicitárias e promocionais relacionadas ao discurso tabagista e antitabagista, respectivamente, produzidas e divulgadas a partir da década de sessenta no Brasil. Essas peças estão relacionadas a dez reportagens publicadas na revista Veja, entre os anos de 1969 e 2002. Busca-se mais especificamente a descrição e comparação dos níveis de linguagem que compõem esses discursos: situacional, discursivo e formal. Investiga-se como o discurso promocional antitabagista reage à cultura publicitária do tabagismo, produzindo uma encenação discursiva, em que recursos de forte impacto contrapõem-se aos efeitos de sentido produzidos pelo discurso publicitário, de modo a obter uma maior adesão do público.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6790
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