Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6860
Title: Anuência Coletiva: Análise do Comportamento Institucional do Conselho Superior do IFES a Partir da Perspectiva Teórica de Bourdieu.
metadata.dc.creator: ASSIS, A. G.
Keywords: Conselho Superior;Bourdieu;Habitus;Capital Simbólico
Issue Date: 14-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ASSIS, A. G., Anuência Coletiva: Análise do Comportamento Institucional do Conselho Superior do IFES a Partir da Perspectiva Teórica de Bourdieu.
Abstract: Essa pesquisa objetiva compreender, a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, o comportamento institucional do Conselho Superior do IFES, no mandato de 2014-2016, por meio da ótica de seus membros eleitos, visto que, este conselho, composto por representantes dos segmentos acadêmicos, possui uma particularidade intrigante, ou seja, a aprovação contumaz dos itens de reunião. Para tanto, será utilizada a história oral como método científico para a realização de entrevistas e a análise de conteúdo para a análise de dados. Os dados revelam que o habitus de conselheiro, que permite uma acumulação do capital simbólico valorizado no Conselho Superior do IFES, contribuiu para um distanciamento entre representantes e representados. O Conselho Superior possui características do campo político, por isso, a impossibilidade de compreender suas ações apenas pela documentação produzida, ou seja, ata e resoluções. Sua organização e regramento concede uma distinção aos dirigentes em função aos demais, os quais possuem o capital institucional, e por meio deste, exercem a violência simbólica aos demais, conservando a hierarquia do campo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6860
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11500_Disserta__o Vers_o Final_Alessandro G. de Assis.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.