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Title: Abordagem Híbrida na Formação Inicial de Professores de Inglês: Integrando As Novas Tecnologias
metadata.dc.creator: MENDES, A. R. M.
Issue Date: 4-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MENDES, A. R. M., Abordagem Híbrida na Formação Inicial de Professores de Inglês: Integrando As Novas Tecnologias
Abstract: As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) são parte constituinte da sociedade atual e têm provocado alterações sociais e epistemológicas. Apesar de alguns professores incluírem as NTIC em sua prática, em sua maioria o fazem apenas de forma periférica e muitos ainda mostram resistência na incorporação, não somente dos recursos digitais, mas, principalmente, dos novos conceitos e valores educacionais promovidos pela era digital. Essa resistência pode resultar da falta de incorporação crítica das NTIC e de discussões a respeito de seu papel no processo de aprendizagem nos cursos de formação inicial dos professores e, ainda, da escassez ou inadequação dos recursos digitais tidos como necessários para que essa inserção aconteça de fato. Uma alternativa para favorecer a integração das NTIC nesse contexto é o uso de abordagens híbridas que combinam o ensino presencial com o ensino on-line. Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as possibilidades e limitações do uso de uma abordagem híbrida na formação de professores de inglês. Com esse fim, uma pesquisa-ação foi realizada em uma turma de Estágio Supervisionado de Letras Inglês de uma universidade federal do sudeste. A análise quantitativa e qualitativa se debruçou sobre dados coletados através das interações registradas no ambiente on-line, questionários aplicados aos professores em pré-serviço participantes e depoimentos dos professores colaboradores desta pesquisa. De maneira geral, os dados mostram que apesar do baixo nível de engajamento nas atividades de aprendizagem colaborativa no ambiente on-line, foi possível observar a promoção de uma reflexão crítica sobre a integração das NTIC no ensino de inglês com a implementação de uma abordagem híbrida. A análise mostrou que os modos de pensar e as posturas dos professores em pré-serviço em relação à educação, como por exemplo, o valor educacional dado ao ambiente on-line - especificamente ao Facebook - e às práticas propostas neste ambiente, assim como a preparação dos professores formadores para oferecerem opções de aprendizagem variadas e inovadoras, podem determinar o impacto da abordagem híbrida na formação docente do professor de inglês. Conclui-se que a implementação de uma abordagem híbrida pode proporcionar aos professores em pré-serviço novas experiências educacionais que poderão favorecer uma formação reflexiva do professor em relação às NTIC na prática docente e discente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6887
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