Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6938
Title: As contribuições da articulação entre o ensino por investigação e o enfoque CTS para o desenvolvimento de conceitos de física moderna no ensino médio
metadata.dc.creator: Pedroso, Marcos Azevedo
Issue Date: 18-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da implementação de uma sequência de ensino investigativa com enfoque CTS para trabalhar temas da física moderna com alunos do ensino médio. A articulação do enfoque CTS e do ensino por investigação oportunizou uma visão mais crítica acerca da ciência e da tecnologia, assim como suas implicações na sociedade. Além disso, o aporte teórico-metodológico do ensino por investigação demonstrou ser uma ótima alternativa para que o estudante se tornasse mais participativo nas aulas e assim contribuir efetivamente, não apenas como um expectador mas com uma participação efetiva no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em duas turmas do ensino médio, em uma escola da rede estadual, situada no município da Serra, ES. O estudo teve como objetivo de validar a eficácia da articulação do ensino com enfoque CTS com o ensino por investigação na abordagem de conceitos físicos complexos, tais como a Teoria da Relatividade, representada na equação E=mc². A sequência didática teve duração de 8 aulas em cada turma com duração de 55 minutos cada aula. Os dados produzidos a partir das gravações em vídeo e áudio das discussões nas aulas e das suas produções textuais foram analisados com base na categorização proposta por Trazzi e Oliveira (2016), a fim de verificar o processo de apropriação dos conceitos relacionados a teoria da relatividade na equação E=mc², seu significado e sua importância para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e sua implicação na sociedade. Os resultados mostraram indícios de que os alunos se aproximaram do conceito cientificamente aceito e que, portanto, a articulação entre o enfoque CTS e o ensino por investigação, na forma como foi conduzida, é uma alternativa pedagógica potencialmente válida e apropriada para o ensino de conhecimentos físicos relacionados a física moderna e contemporânea, numa perspectiva sóciocientífica.
This work was developed from a sequence of investigative teaching with CTS focus to work on modern physics topics with high school students. The articulation of the CTS approach and teaching by research has provided a more critical view of science and technology as well as its implications in society. Besides that, the theoreticalmethodological contribution of research teaching has proved to be a great alternative for the student to become more participative in class and thus to contribute effectively, not only as a spectator but with an effective participation in the teachinglearning process. The qualitative research was developed in two high school classes, in a public high school, located in the municipality of Serra, ES. The aim of this study was to devalue the effectiveness of the articulation of teaching with a CTS approach with research teaching in the approach of complex physical concepts, such as the Theory of Relativity, represented in equation E = mc². The didactic sequence lasted 8 classes in each class lasting 55 minutes each class. The data produced from the video and audio recordings of the class discussions and their textual productions were analyzed based on the categorization proposed by Trassi (2016), in order to verify the process of appropriation of the concepts related to the theory of relativity in the equation E=mc², its meaning and its importance for the development of science, technology and its implication in society. The results showed that students approached the scientifically accepted concept and that, therefore, the articulation between the CTS approach and research teaching, in the way it was conducted, is a potentially valid and appropriate pedagogical alternative for the teaching of physical knowledge related to modern and contemporary physics, from a socio-scientific perspective.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6938
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11649_Disserta__o Marcos Azevedo Pedroso20180205-90655.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.