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Title: Celebridade 2.0 : o Youtube e a nova fábrica de famosos
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Amanda Meschiatti
Keywords: Mitos;Territorialidades
Issue Date: 15-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Este trabalho investiga o fenômeno das webcelebridades que surgem e se firmam no YouTube, site de reprodução de vídeos, e também rede social, que é o segundo endereço mais acessado da internet mundial. Nosso objetivo é, portanto, o de compreender quais atributos legitimam que um usuário possa se destacar entre os demais, tornando-se uma webcelebridade; bem como os valores que essa insufla e suas características elementares, isto é, o ethos coletivo do grupo. Dessa forma, escolhemos como corpus dois dos mais proeminentes youtubers do Brasil: Whindersson Nunes e Kéfera Buchmann. O estudo foi dividido em três capítulos que, unindo revisão bibliográfica a ferramentas de inspiração etnográfica, abordam a cultura da fama, o ciberespaço e o nascimento de seus infoterritórios e infoterritorialidades próprios, tais como os experienciados no YouTube. Por meio da técnica de observação e do uso de mapas descritivos, foi possível também esmiuçar as geografias e tramas desta plataforma, que funciona também como indústria de entretenimento. Posteriormente, empregamos a análise de trajetórias em documentos biográficos e a análise de discurso de documentos midiáticos disponibilizados por Whindersson e por Kéfera nos vídeos publicados em seus canais no YouTube. Para compreendermos a outra face da fama em uma relação guiada pelo princípio recursivo, buscamos também as experiências dos fãs desses youtubers por meio de um survey online. A partir dessa metodologia, concluímos que a celebridade no YouTube se constitui com base em capital social, prevalecendo a menção constante à vida íntima, o formato vlog e a apresentação de atributos que são decodificados pelo público como autenticidade, humildade e simplicidade, espontaneidade e a fachada divertida que tem no humor a base de seu texto. Além disso, pudemos concluir que tais celebridades reforçam uma mentalidade muito afim ao senso comum. As respostas dos fãs revelaram que o fenômeno youtuber angaria admiradores em todas as regiões do Brasil, sobretudo adolescentes do gênero feminino. Esses fãs são, em sua maioria, tímidos em suas demonstrações de afeto à celebridade, mas transferem esse amor para o consumo, na tentativa de emular a identidade do ídolo, o que acontece também através da incorporação de traços do comportamento do ídolo. Esse mesmo sentimento é direcionado para as comunidades. A maioria dos entrevistados afirma já ter feito amizades por meio do gosto compartilhado: a admiração ao mesmo youtuber
The present work is an investigation into the webcelebrity’s phenomenon, specifically focused on the webcelebrities who arise from and remain on YouTube, a streaming platform and also a digital social network that is the second website most accessed in the world. Thus, our aim is to comprehend which atributes legimate that an user can be highlight among the others, becoming webcelebrity; as well as understand the values its suggests and its main characteristics, the collective ethos of the group. In this way, we selected as our corpus two prominent youtubers from Brazil: Whindersson Nunes and Kéfera Buchmann. The study was divided into three chapters where, with bibliographical review and tools of ethnographic inspiration, we approached the culture of fame, the cyberspace and its territories and territorialities, such as YouTube. Through the technique of observation and the use of descriptive maps was possible unveil the geographies and stories of YouTube platform, that is also an entertainment industry. After, we use trajectory analysis in biographical documents and discourse analysis in media documents provided by Whindersson and by Kéfera with the videos published on their YouTube channels. To understand the other side of fame, from a recursive perspective, we seek for fans’ experiences through a survey on-line. From this methodology, its concluded that celebrity on YouTube is made with social capital, prevailing the constant mention to intimate life, the vlog format and the presentation of atributes that are decoded by audience as authenticity, humbleness and simplicity, spontaneity and the funny frame what has in humor the basis of the text. Furthermore, we could conclude that such celebrities reinforce a mentality very similar to common sense. The fans answers revealed that youtuber phenomenon recruits adepts in all regions of Brazil, specially between female teenagers. These fans are, mostly, shy in their demonstrations of affection to celebrity, but they transfer this love for consumption, trying to emulate the identity of the idol, as well as when they do incorporating traits of the idol's behavior. This same feeling is directed for communities. Most interviewees affirm they have already made friendships through this shared taste: admiring the same youtuber
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7078
Appears in Collections:POSCOM - Dissertações de mestrado

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