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Title: FORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE VIANA
metadata.dc.creator: PETERLE, L. L.
Issue Date: 19-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PETERLE, L. L., FORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE VIANA
Abstract: Este estudo trata da questão da formação continuada de professores gestores das áreas de Educação Física e Educação Especial do município de Viana-ES e suas ações e políticas para favorecer a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas. Para cumprir com essa finalidade, o estudo define como objetivos: a) compreender as particularidades, os desafios e as possibilidades postas às professoras/gestoras da área de Educação Física e Educação Especial do município de Viana sobre as políticas públicas de inclusão, por meio de suas narrativas enunciadas durante os encontros de formação; b) analisar a posição dos professores de Educação Física do município de Viana sobre o processo de formação continuada na perspectiva da inclusão, do qual participaram, organizado pelas professoras/gestoras, no ano de 2015, como resultado do plano de ação/trabalho elaborado por elas, como uma das etapas do curso. O estudo se configura como uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória. Como material documental da pesquisa, foram utilizados os seguintes documentos: plano de ação, questionários e as narrativas das três professoras/gestoras referentes ao município de Viana que participaram do Grupo Operativo de Formação (GOF), na ação de formação intitulada Formação continuada de professores/gestores de Educação Física para a educação inclusiva, ocorrido em 2014, no Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do espírito Santo (Laefa/Cefd/Ufes). Como resultado da análise de dados referente às narrativas das professoras/gestoras, por recorrência e relevância identificamos uma única categoria/eixo de discussão: a formação continuada dos professores de Educação Física, na perspectiva da inclusão. A análise dessa categoria/eixo aponta para a identificação da ausência de formação continuada para os professores de Educação Física, na perspectiva da inclusão, e a iniciativa das professoras/gestoras em elaborar e colocar em prática no ano de 2015 um plano de ação/trabalho para suprir esta lacuna na política de formação no município de Viana. Como resultado da análise de dados referente aos questionários, evidencia que a maioria dos professores reconhece a importância da formação continuada, porém caracterizam-na como um espaço/lugar onde se reúnem para trocar experiências e receber informações. Identificam os encontros de formação como momentos positivos de reflexão crítica sobre o saber/fazer da experiência docente. E evidenciam aspectos como: o binômio conhecimento/formação, os recursos humanos e materiais, o trabalho colaborativo e o cumprimento das leis auxiliam no processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7184
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