Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7263
Title: Saúde na Educação Física Escolar: ambivalência e prática pedagógica
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, V. J. M.
Issue Date: 25-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, V. J. M., Saúde na Educação Física Escolar: ambivalência e prática pedagógica
Abstract: Este estudo está vinculado a uma pesquisa interinstitucional envolvendo a UFES, USP e UFRGS que problematiza as políticas de formação voltadas à capacitação e sensibilização de estudantes de Educação Física (EF) para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir dessa investigação, nosso foco foi a saúde na escola. O objetivo geral do estudo foi investigar como o tema da saúde tem sido abordado nas práticas pedagógicas de EF escolar, no município de Vitória/ES, tanto quanto nos documentos oficiais de governo e materiais teóricos da área, percebendo quais as possibilidades de ampliação e operacionalização desse tema e como se pode contribuir para pensar ações educacionais para a saúde nas aulas dessa disciplina. A proposta do trabalho intelectual seguiu os esforços de apropriação e reflexão do debate do tema da saúde no campo acadêmico da EF e da Saúde Coletiva. Ainda foi privilegiada a abordagem sociológica de Zygmunt Bauman para o esforço de reflexão sobre os conceitos de saúde e de educação, principalmente, a partir do conceito de ambivalência. Primeiramente, realizamos um mapeamento dos documentos referentes ao Programa Saúde na Escola (PSE), dos planos de ação das escolas de Vitória/ES e uma entrevista com a coordenadora do PSE da Secretaria de Educação desse município. Nesses documentos, a EF se relaciona com o PSE a partir do componente de promoção das práticas corporais/atividade física. Observamos nos planos de ação que essa disciplina pouco participa e, quando participa, está ligada majoritariamente aos projetos de desporto escolar. Mediante essa conjuntura, ofertamos à rede de educação pública de Vitória/ES uma formação continuada para professores de EF. Nessa etapa, nos valemos dos princípios da pesquisa-ação como ferramenta investigativa. Os dados foram produzidos por meio de diário do curso de formação, transcrição de áudio da formação, análise dos documentos produzidos pelos professores durante a formação (depoimentos e projetos), diário de acompanhamento in lócus das intervenções nas escolas, e-mails, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Com relação à formação continuada, consideramos que essa se constituiu um espaço profícuo para o desenvolvimento de um grupo reflexivo, colaborativo e autogerenciável. A formação, de adesão voluntária, teve 18 inscrições, mas somente 6 professores permaneceram até a conclusão dos trabalhos. Estes construíram projetos relacionados à educação para a saúde. No âmbito da inovação pedagógica, é notável, a partir dos projetos elaborados, o deslocamento de uma perspectiva restrita (biológica) para uma concepção ampliada de saúde. Nesse sentido, os projetos tiveram uma ênfase nas relações sociais, ou seja, nos aspectos do cuidado de si e do outro, respeito, inclusão e promoção da cultura da paz. Outra ampliação de visão consubstancia-se na ideia de que a saúde é uma questão pedagógica. Sobre o desenvolvimento prático dos projetos, as análises apontaram que esses são influenciados pelos elementos referentes à cultura escolar, à violência, ao tempo e às lutas por reconhecimento. Foi percebido que os projetos tornaram-se produtores de ambivalência nos espaços escolares, uma vez que causaram uma série de estranhamentos por não estarem ligados ao imaginário social tradicional atribuído à educação física. As experiências desenvolvidas apontam que a saúde, enquanto um tema transversal, deve ser compreendida como responsabilidade de toda a escola e não somente dessa disciplina. Por fim, a educação para a saúde tem se revelado uma concepção profícua na promoção da saúde nos espaços escolares, o que corrobora a visão e proposta do PSE.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7263
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7690_dissertação - Victor José Machado.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.