Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7308
Title: A Educação Física na Educação Infantil de Serra/ES: Os saberes docentes e a prática pedagógica.
metadata.dc.creator: PERINI, R.
Keywords: Saberes docentes;Prática pedagógica;Educação Física;Educa
Issue Date: 29-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PERINI, R., A Educação Física na Educação Infantil de Serra/ES: Os saberes docentes e a prática pedagógica.
Abstract: Identifica e analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física no contexto da educação infantil de Serra/ES e sua materialização na prática pedagógica. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo-interpretativo, que utilizou como fontes para produção dos dados as entrevistas semiestruturadas e o acesso a documentos pessoais referentes à prática pedagógica docente. O município de Serra está subdividido em seis regiões geopedagógicas. Optou-se por sortear dois professores de cada região, totalizando doze educadores que foram entrevistados no ano de 2015. Para empreender a análise dos materiais empíricos, buscou-se o aval metodológico de Macedo (2006) e Bardin (2006), que propõem a Análise de Conteúdo. Os dados analisados evidenciam que parcela significativa dos professores entrevistados estão inseridos no contexto infantil de Serra por opção ao trabalho com a criança menor. Os saberes da experiência, mediados pelas experiências docentes anteriores e, principalmente, pelos saberes que têm sido constituídos na prática situada do atual contexto de inserção, destacaram-se como fontes de referência para a mobilização, construção e ressignificação dos saberes necessários para atuação do profissional de Educação Física na educação infantil de Serra. As relações de troca, parceria e interação entre os pares constituem-se como uma fonte de saberes potente e indicam a formação continuada em serviço como importante facilitadora desta rede de saberes, apesar de pouco efetivada como uma possibilidade de fonte real no contexto estudado. Os saberes docentes são materializados na prática pedagógica por via da interação entre as crianças, o professor e o contexto cultural no qual estão inseridos. A criança e suas particularidades são o ponto de partida e chegada para os docentes decidirem suas intervenções de ensino. As lacunas do estudo ressaltam a necessidade de implementar propostas de formação continuada permanente aos professores de Educação Física e apontam para a sistematização de uma proposta curricular específica para a educação infantil no município, contemplando sua nova realidade, sobretudo a inserção das áreas de conhecimento de Arte e Educação Física.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7308
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9742_DISSERTAçÃO O FINAL ROSILÉIA PERINI.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.