Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7393
Title: Conjuntos de Bases Gaussianas Correlacionados não Relativísticos e Relativísticos: Aplicação em Cálculos de Constantes Espectroscópicas e Propriedades Elétricas e Magnéticas Moleculares.
metadata.dc.creator: CAMILETTI, G. G.
Issue Date: 18-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CAMILETTI, G. G., Conjuntos de Bases Gaussianas Correlacionados não Relativísticos e Relativísticos: Aplicação em Cálculos de Constantes Espectroscópicas e Propriedades Elétricas e Magnéticas Moleculares.
Abstract: Conjunto de bases contraído de qualidade dupla zeta (DZ) para os átomos de K até Kr é apresentado. Ele foi determinado a partir de um conjunto de bases totalmente otimizado de funções tipo Gaussianas primitivas geradas em cálculos Hartree-Fock atômicos. Conjuntos de funções de polarização Gaussianas otimizadas ao nível de teoria de perturbação de Møller-Plesset de segunda ordem foram adicionados ao conjunto de bases DZ. Isto estende um trabalho anterior de conjunto de bases DZ de contração segmentada para os átomos H-Ar. A partir deste conjunto, usando os funcionais não-híbrido BP86 e o híbrido B3LYP, energia de dissociação, parâmetros geométricos, freqüência vibracional harmônica e momento de dipolo elétrico de um conjunto de moléculas foram calculados e comparados com resultados obtidos com outros conjuntos de bases e com dados experimentais reportados na literatura. Em adição, deslocamentos químicos de ressonância magnética nuclear do 57Fe e 77Se em Fe(C5H5)2, H2Se e CSe2 foram calculados usando a teoria do funcional da densidade e orbitais atômicos gaugeincluding e, então, comparados com valores experimentais e teóricos previamente publicados na literatura. Exceto para deslocamento químico, verifica-se que nossos resultados dão a melhor concordância com valores de referência e experimentais. Conjuntos de bases Gaussianas aumentados de qualidades dupla e tripla zeta de valência mais funções de polarização para os átomos de K e de Sc até Zn são também apresentados. Eles foram gerados a partir dos conjuntos não aumentados para todos elétrons pela adição de funções difusas (simetrias s, p, d, f, g), que foram otimizadas para os estados fundamentais dos ânions. A partir desses conjuntos, cálculos Hartree-Fock, de teorias de perturbação Mφller-Plesset de segunda ordem e do funcional da densidade de momento de dipolo elétrico e polarizabilidade de dipolo de um conjunto de moléculas foram realizados. Finalmente, conjuntos de bases Gaussianas contraídas Douglas-Kroll-Hess (DKH) de qualidades dupla, tripla e quádrupla zeta de valência mais funções de polarização (XZP, X=D, T e Q, respectivamente) para os átomos de H, Li, Be, Na e Mg e DZP e TZP para K-Zn são apresentados. Eles foram determinados a partir dos conjuntos de bases não relativísticos correspondentes gerados previamente por Jorge e colaboradores. Nós recontraímos os conjuntos de bases XZP originais, isto é, os valores dos coeficientes de contração foram reotimizados usando o Hamiltoniano DKH relativístico. O efeito escalar relativístico ao nível de teoria Coupled-Cluster na energia de ionização de alguns átomos e energia de dissociação e parâmetros geométricos de um conjunto de moléculas é discutido. Todos resultados obtidos neste trabalho foram comparados com valores teóricos e experimentais disponíveis na literatura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7393
Appears in Collections:PPGFIS - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_3656_.pdf704.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.