Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7516
Title: Proposta de um Jogo Didático para a Abordagem do Tema Física de Partículas com Alunos do Ensino Médio
metadata.dc.creator: LUDOVICO, M. M.
Keywords: Ensino de Física;Jogo;Física de Partículas;Ensino Médio;
Issue Date: 17-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LUDOVICO, M. M., Proposta de um Jogo Didático para a Abordagem do Tema Física de Partículas com Alunos do Ensino Médio
Abstract: Este trabalho apresenta o estudo sobre aplicação de um jogo para abordar o tema Física de Partículas no Ensino Médio da Escola Néa Salles Nunes Pereira, localizada em Cariacica, Espírito Santo. Esse jogo de cartas, denominado Jogo de Cartas Quarks, foi elaborado e construído pela professora/pesquisadora com a colaboração dos alunos das turmas da referida professora. Na primeira etapa foi definido pela professora quais tabelas do livro Física Moderna dos autores Tipler e Llewellyn seriam utilizados para montar o primeiro protótipo do jogo. Assim foram definidos três quarks e suas antipartículas com seus respetivos números quânticos carga elétrica, número bariônico e spin que estavam agrupados na tabela, para serem representados nas cartas. Os testes quanto a forma de jogar foram realizados com os alunos, em aulas adicionais. Após os testes foi definido o número de cartas, cartas adicionais e o designer das cartas. Realizada a impressão em gráfica, as cartas foram utilizadas para introduzir conceitos de Física, em uma sequência de aulas com três módulos sobre o tema. Com os dados das atividades realizadas nessas aulas foi possível realizar a avaliação quanto as potencialidades desse jogo como ferramenta didática. Essa análise foi obtida utilizando a tipologia de aprendizagem segundo Zabala, ao qual analisa os conhecimento adquiridos pelos alunos quanto aos aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais. Foi possível verificar que o jogo de Cartas Quarks trouxe maior compreensão sobre os conceitos de Física de Partículas. Observou-se também que o jogo trouxe outras aprendizagem como o conhecimento do jogo, o respeito as regras, a interação entre os alunos e a cooperação. Aspectos relacionados a emoção, como a satisfação, foram também observados durante as partidas com o jogo. Assim, é possível verificar as potencialidades dos jogos como ferramentas didáticas, principalmente para abordagem de temas de difícil compreensão.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7516
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.