Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7543
Title: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NO O ENSINO MÉDIO
metadata.dc.creator: TRINDADE, J. R.
Issue Date: 11-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: TRINDADE, J. R., UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NO O ENSINO MÉDIO
Abstract: Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver a prática matemática apresentando o tema matrizes de modo tal que o aluno desenvolva o saber matemático e consiga responder aquela pergunta pragmática pra quê se aprende isto? Sabe-se que o tema apresentado não tem uma abordagem anterior ao segundo ano do Ensino Médio, sendo a noção intuitiva de matrizes vista superficialmente na análise e construção de tabelas. Esse fato gera grande dificuldade de compreensão por parte dos alunos, que não conseguem relacionar o estudo com situações práticas. Nosso alvo aqui será concretizar a teoria através de situações-problemas do dia-a-dia. Para tanto, organizamos o trabalho em uma sequência didática distribuída em aulas seguidas de quatro aplicações práticas, sendo abordados grafos, codificação, escalonamento e produto de matrizes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7543
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11352_Dissertação.da.Jane.Trindade_versão.final20170915-114720.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.