Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7565
Title: Matemática Atuarial: Proposta de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos
metadata.dcterms.creator: MUNIZ, R. C.
metadata.dcterms.issued: 24-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: A presente pesquisa busca analisar os conteudos do ensino medio ao se tratar de matematica -nanceira e probabilidade na tentativa de compreender a matematica atuarial, alem de compreender sua utilidade no dia-a-dia. Apresentadas por meio de analise de situac~oes cotidianas como calculos de seguros de vida e previd^encia complementar a -m de elaborar material didatico complementar sobre matematica atuarial para a Educac~ao de Jovens e Adultos. Justi-ca-se pela necessidade de contextualizar os conteudos a realidade dos estudantes, principalmente na modalidade EJA por meio da elaborac~ao de material complementar. Baseados em Freitas (2011), Cordeiro Filho (2014), Pacheco (2014) e Freire (2005) a pesquisa se constroi por acreditar que a matematica contribui para o conhecimento cient-co e tambem para o conhecimento emprico, com foco nas experi^encias e relac~oes dos sujeitos. Esta pesquisa proporciona um caminho diferenciado para a abordagem do conteudo da matem atica -nanceira e probabilidade e apresenta aos alunos resultados diferenciados dependendo da sua expectativa de vida, atraves de calculos padronizados, mas de acessvel entendimento por meio de conteudos abordados no Ensino Medio.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7565
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9784_RODRIGO FINAL.pdf11.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.