Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7620
Title: Estratégias para cultivo de yacon: conservação de rizóforos, métodos e profundidades de plantio em diferentes altitudes.
metadata.dc.creator: QUARESMA, M. A. L.
Keywords: Smallanthus sonchifolius;Batata diet;Manejo de cultivo;
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: QUARESMA, M. A. L., Estratégias para cultivo de yacon: conservação de rizóforos, métodos e profundidades de plantio em diferentes altitudes.
Abstract: Há décadas, alguns vegetais que apresentam elevados teores de fruto oligossacarídeos apresentam crescente interesse do setor alimentício mundial devido às propriedades nutracêuticas, isto é, benefícios adicionais ao nutritivo, como é o caso da chicória, alcachofras e a yacon. No entanto, dentre essas espécies de interesse, a yacon ainda apresenta restritas recomendações para método, profundidade de plantio e armazenamento do material propagativo. Dessa forma, realizaram-se estudos com o objetivo de conhecer a influência dos métodos e profundidades de plantio sobre o desenvolvimento e produção de raízes tuberosas da yacon em condição de baixa e elevada altitude, além disso, verificar a viabilidade e a influência do tempo de armazenamento refrigerado dos rizóforos no desenvolvimento das mudas. Para tanto foram realizados três experimentos: Métodos e profundidades de plantio para a produção de yacon em região de baixa e elevada altitude. Ambos com delineamentos experimentais adotados em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. Constituído por três métodos de plantio, em sulco, cova e em camalhão, utilizando quatro profundidades de plantio, 5, 10, 15, e 20 cm. E, armazenamento refrigerado de rizóforos de yacon para produção de mudas, com delineamento experimental inteiramente casualizado, com oito repetições, contendo 30 plantas úteis cada, sendo: constituído por períodos de armazenamento refrigerado do material de propagação (7, 14, 21, 28 e 35 dias), e o tempo zero (plantio sem armazenamento). Os resultados demonstraram que o método e a profundidade de plantio no cultivo de yacon podem alterar a produtividade de raízes tuberosas totais e comerciais. Em região de baixa altitude com o método de plantio em sulco se alcança as maiores produtividades, principalmente nas profundidades de plantio de 5 e 10 cm. Com o método de plantio em covas, a 10 cm de profundidade, também se alcança significativa produtividade. E plantio em camalhões seria possível, principalmente nas profundidades de 10 e 15 cm, no entanto, resulta em menores produtividades. Já em região de elevada altitude, os métodos de plantio em covas e camalhões apresentam as menores taxas de mortalidade de mudas e as maiores produtividades de raízes tuberosas. E os plantios a 5 e 10 cm de profundidade foram os mais adequados independente do método de plantio. Além disso que, o armazenamento refrigerado dos rizóforos é capaz de manter a viabilidade e aumentar a velocidade de brotação desses, com isso, alterar o estabelecimento e o crescimento inicial das plantas. Portanto, demonstra a capacidade de incitar alterações fisiológicas de interesse no processo de formação das mudas e, também indica que pode ser aperfeiçoado para obter maiores tempos de armazenamentos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7620
Appears in Collections:PPGPV - Teses de doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_9668_Mateus Augusto Lima Quaresma.PDF59 BAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.