Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7749
Title: Efeito do acetato de medroxiprogesterona sobre o desenvolvimento das glândulas endometriais em cadelas: avaliações histológica e imunoistoquímica.
metadata.dc.creator: TEIXEIRA, N. S.
Keywords: glândulas endometriais;acetato de medroxiprogesterona;
Issue Date: 1-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: TEIXEIRA, N. S., Efeito do acetato de medroxiprogesterona sobre o desenvolvimento das glândulas endometriais em cadelas: avaliações histológica e imunoistoquímica.
Abstract: Cadelas com útero desprovido de glândulas endometriais, fenótipo denominado uterine gland-knockout (UGKO), seriam animais estéreis, e poderiam contribuir para o controle populacional da espécie. Como a exposição inadequada do sistema reprodutor feminino a esteróides durante períodos críticos do desenvolvimento uterino pode levar a formação deste fenótipo, como observado em vacas, ovelhas e ratas, objetivou-se com este estudo avaliar o efeito de aplicações seriadas (do nascimento aos 6 meses de idade) de acetato de medroxiprogesterona sobre o desenvolvimento de glândulas endometriais em cadelas. Dezesseis fêmeas, sem raça definida, de ninhadas diferentes, foram distribuídas nos grupos MPA (n = 8), fêmeas que receberam aplicações de acetato de medroxiprogesterona (10mg/kg/SC), a cada 3 semanas, desde o dia 1 após nascimento até à idade de 6 meses, e C (n = 8), fêmeas controle, não tratadas, que receberam aplicações de solução de NaCl 0,9%, de maneira similar as tratadas. Aos 6 meses, foi realizada ovariohisterectomia em todos os animais, e amostras dos cornos uterinos foram coletadas e fixadas para exames histológico e imunoistoquímica. Foram mensuradas a espessura total (μm) da parede uterina, endométrio (μm); miométrio (μm), diâmetro das glândulas endometriais (μm), número de glândulas endometriais/mm2, altura do epitélio (μm) e a expressão dos receptores de ER, ER- e PR no epitélio superficial e estroma endometrial. As cadelas do grupo MPA apresentaram redução de 35% no número de glândulas endometriais, além de maior diâmetro das glândulas, maior espessura da parede uterina, do endométrio e miométrio, e da altura do epitélio. Não foram observadas diferenças estatísticas entre grupos em relação à expressão dos receptores ER-, ER- e PR, tanto no epitélio superficial como no estroma endometrial. Conclui-se que aplicações seriadas de acetato de medroxiprogesterona, do nascimento aos 6 meses de idade, não são capazes de causar ablação total no desenvolvimento de glândulas endometriais em cadelas, mas uma redução de 35% no seu desenvolvimento.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7749
Appears in Collections:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7258_NATÁLIA SOARES.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.