Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7801
Title: EFEITO da Suplementação Sobre a Qualidade Seminal, Libido e Níveis Séricos de Insulina em Touros Cruzados (bos Taurus Taurus x Bos Taurus Indicus)
metadata.dc.creator: MERCHID, N. C. L. E.
Keywords: Bovino;Reprodução;Suplementação
Issue Date: 31-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MERCHID, N. C. L. E., EFEITO da Suplementação Sobre a Qualidade Seminal, Libido e Níveis Séricos de Insulina em Touros Cruzados (bos Taurus Taurus x Bos Taurus Indicus)
Abstract: A pecuária é uma atividade extremamente importante para a economia brasileira, visto que o país detém o maior rebanho comercial de bovinos do planeta. A eficiência reprodutiva é o fator de maior impacto econômico na produção animal (CHRISTOVÃO e FREITAS, 2012). O impacto da fertilidade do touro no desempenho reprodutivo do rebanho é muito superior ao da vaca, pois a expectativa é que cada touro acasale no mínimo 25 matrizes, ou ainda, uma média de 50 vacas por reprodutor (FRANCO et al. 2006). O emprego da taxa de prenhez como único índice para avaliar a fertilidade dos touros, pode levar a uma avaliação equivocada, especialmente quando a estação de monta tem longa duração, ou o número de fêmeas por touro é baixo. Nestas condições, reprodutores de alta fertilidade compensam os de baixa fertilidade (Fragnani et al, 2011). O desempenho reprodutivo de touros, principalmente em criações extensivas, sofre influência de vários fatores além das características qualitativas e quantitativas do sêmen, tais como comportamento sexual, habilidade de monta e interação social durante o acasalamento (CHENOWETH, 1983b). Palavras chaves: fertilidade, exame andrológico, libido.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7801
Appears in Collections:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9360_Nara Clara Lazaroni e Merchid.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.