Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7825
Title: Estimação de parâmetros e estados via filtros Bayesianos em um processo de adsorção de SO_4^(-2) em resinas de troca iônica.
metadata.dc.creator: CARVALHO, R. N. S.
Keywords: Estimação de Estados;Filtro de Partículas;Modelagem;Adsor
Issue Date: 23-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CARVALHO, R. N. S., Estimação de parâmetros e estados via filtros Bayesianos em um processo de adsorção de SO_4^(-2) em resinas de troca iônica.
Abstract: Relevância do tema No processo de adsorção em colunas de leito fixo, muito empregado no tratamento de efluentes, as medidas obtidas ao final da coluna permitem identificar a eficiência do processo, porém são acompanhadas de ruídos provenientes de equipamentos de medição. Uma vez que esses sistemas são considerados dinâmicos, o monitoramento em tempo real deste processo se torna um grande desafio para a indústria, a fim de fornecer uma análise mais precisa do processo. Assim, o presente trabalho demonstra a eficiência do filtro de partículas conhecido como Amostragem e Reamostragem por Importância (SIR) como uma ferramenta rápida e robusta para estimar e monitorar a remoção de íons sulfato (SO4-2) em uma coluna de adsorção de leito fixo. O modelo de leito fixo e o modelo de taxa de transferência de massa foram utilizados para representar todo o processo e as medidas experimentais foram utilizadas para validar a metodologia utilizada. O desempenho do filtro de partículas foi avaliado por meio da análise do erro quadrático médio (RMS) e do desvio absoluto médio (MAD), bem como da verificação do tempo computacional. Foi observado que as partículas geradas não sofreram degeneração por meio da verificação do tamanho efetivo da amostra (Neff) e o filtro SIR apresentou melhor desempenho na estimação quando foi utilizado um maior valor para o número de partículas (Np) e para o desvio do modelo de evolução (σm). Além disso, a estimação da vazão foi de grande importância para que o filtro conseguisse realizar estimativas confiáveis. Na análise das isotermas, a escolha não influenciou na estimação dos estados. Observaram-se resultados satisfatórios e com aplicabilidade notável, uma vez que o filtro ainda não foi utilizado para esse tipo de processo na literatura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7825
Appears in Collections:PPGEQ - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11003_Dissertação Rhynara Carvalho versão FINAL PDF.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.