Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8391
Title: Fotografia e Ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de História e Educação Patrimonial
metadata.dc.creator: MALVERDES, C. Z.
Issue Date: 2-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MALVERDES, C. Z., Fotografia e Ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de História e Educação Patrimonial
Abstract: Com a renovação historiográfica proposta por Bloch (2001) e seu diálogo com o ensino, busca-se nas escolas cada vez mais inovações didáticas que possam se diferenciar dos modelos tradicionais, no qual o ambiente de aprendizagem se restringe ao espaço da sala de aula, ao domínio quase que exclusivo do livro didático e a um processo educativo marcado pela centralidade do professor. Objetivando um diálogo entre a contribuição de novas fontes no processo de ensino aprendizagem e a contribuição da fotografia como ferramenta metodológica no ensino de história, buscaremos por meio dessa pesquisa compreender o uso da fotografia no processo de ensino aprendizagem, trazendo o aluno como produtor e investigador do seu próprio conhecimento histórico. Para pesquisar as possibilidades que a fotografia pode oferecer ao processo da aprendizagem histórica, utilizamos uma proposta metodológica inspirada por um projeto desenvolvido por uma equipe da Universidade Complutense de Madrid intitulado Imaginando, além da realização de um grupo de discussão, questionários, observações, entrevistas e aulas passeio com uma turma do 5º ano da rede municipal da cidade da Serra-ES. Realizaremos uma revisão de literatura sobre temas como: ensino de história e fotografia, como também faremos apropriações (CHARTIER, 1991) dos conceitos de patrimônio, cultura e tempo histórico. Mediante aos procedimentos metodológicos explicitados, e considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisaremos a produção fotográfica, a organização desse conhecimento e suas estruturas cognitivas por meio de atividades pedagógicas mediadas pelo uso da imagem fotográfica. Acreditamos que uma pesquisa a respeito do uso da fotografia como processo de aprendizagem na consolidação do conhecimento histórico pode contribuir significativamente numa proposta inovadora no ensino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8391
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11810_Dissertação_Clara Z Malverdes_18jan2018.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.