Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8399
Title: A Influência do PIBID na formação continuada do professor supervisor de Ciências e Biologia
metadata.dc.creator: CARRAFA, M. P.
Keywords: Política Educacional;Formação de Professores;PIBID/CEUNES/
Issue Date: 29-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CARRAFA, M. P., A Influência do PIBID na formação continuada do professor supervisor de Ciências e Biologia
Abstract: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação inserida na política pública educacional voltada à formação docente. No PIBID estão envolvidas Instituições de Ensino Superior, através de seus professores orientadores e graduandos de escolas de educação básica da rede pública de ensino, através de seus professores supervisores. O PIBID proporciona a inserção dos licenciandos no ambiente escolar, criando oportunidades de vivenciarem a realidade docente em conjunto com professores supervisores e seus alunos. No presente estudo investigou-se a contribuição do PIBID do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo para a formação continuada do professor supervisor de Ciências e Biologia das escolas da rede pública de São Mateus/ES atendidas pelo Programa entre os anos de 2010 e 2016. A análise dos Relatórios Anuais do PIBID/CEUNES/BIOLOGIA apontou crescimento significativo de atividades didático-pedagógicas diferenciadas nas escolas envolvidas e uma grande produção de publicação e divulgação científica no período 2010/2015, com decréscimo das mesmas no ano de 2016. Enquanto o aumento nas atividades é creditado à evolução e reconhecimento do PIBID junto às escolas, o decréscimo refere-se ao momento econômico negativo e perspectivas de extinção do programa. Foram entrevistados professores supervisores do PIBID/CEUNES/BIOLOGIA que relataram aumento da motivação dos alunos e docentes frente à inserção de atividades, e seus resultados positivos, e à interação com a instituição de ensino superior, resultando na formação continuada e aperfeiçoamento profissional desses professores supervisores e, em alguns casos, ingresso desses docentes nos programas de pós-graduação. Por fim, foram entrevistados pibidianos e ex-pibidianos do PIBID/CEUNES/BIOLOGIA que relataram que o programa permitiu a experiência de vivenciar o ambiente escolar, participando diretamente das atividades junto ao professor supervisor, proporcionando a esse docente um processo de reflexão sobre a sua prática diária, influenciando no processo de identificação da profissão.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8399
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11878_77 - MÁRCIA PINTO CARRAFA_Versão final.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.