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Title: Clio e titãs: as representações sobre o ensino de História no contexto da educação profissional do IFES
metadata.dc.creator: BORGES, E. C.
Keywords: ensino de história;ensino médio integrado
Issue Date: 23-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: BORGES, E. C., Clio e titãs: as representações sobre o ensino de História no contexto da educação profissional do IFES
Abstract: Este trabalho analisou as concepções dos docentes de História do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) sobre o ensino de História na instituição. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, partindo de entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas, e referenciadas na filosofia humanista de Walter Benjamin, e do seu cruzamento com os referenciais teóricos e as informações bibliográficas históricas sobre a temática. A fundamentação teórica utilizou-se dos conceitos de práticas e representações, no que tange às visões de mundo sobre o lugar do ensino de História na sociedade e na instituição pesquisada, e da teoria do capital humano como pressuposto ao entendimento dos fatores econômicos responsáveis pelas demandas educacionais. As análises das entrevistas, associadas aos referenciais teóricos e históricos da pesquisa, mostraram que a disciplina de História pode levar ao entendimento e fortalecimento dos ideais de identidade individuais e coletivas em diferentes momentos no tempo, fortalecendo uma identidade mais crítica perante a realidade. A pesquisa mostra ainda que a educação profissional do Ifes é signatária de um discurso que a direciona para as demandas do mercado capitalista, e que, por vezes, alunos, professores, gestores e técnicos do Ifes, pelo sentimento de pertencimento à instituição, acabam também sendo influenciados nessa direção. Observou-se que a História na instituição carece de espaço e de sentido, pois, ao que parece, a disciplina não oferece utilidade a representações que pregam o sucesso econômico e a realização material. Nas considerações finais, propomos que a discussão em torno da História no Ifes se fortaleça por meio de Fóruns, Seminários e outros eventos que possam dar visibilidade a essa área de conhecimento e de ensino. Entende-se que o debate em História é importante, visando à construção de um ensino que auxilie na constituição de uma cidadania de fato, social e crítica, proporcionando aos seus estudiosos a possibilidade do protagonismo social.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8415
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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