Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8422
Title: O Ensino de Ciências Físicas por Investigação: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: BAYERL, G. S.
Keywords: Ensino de Ciências por Investigação;Alfabetização Científica
Issue Date: 24-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: BAYERL, G. S., O Ensino de Ciências Físicas por Investigação: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Abstract: O presente estudo disserta sobre o ensino de Ciências Físicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental através da metodologia de Ensino por Investigação. As pesquisas recentes mostram que a inserção desta prática metodológica nas aulas de Ciências é o caminho mais promissor para promover condições e oportunidades para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Adotamos para a realização desta pesquisa a metodologia qualitativa, através da pesquisa exploratória. O trabalho foi realizado numa escola municipal de Pedro Canário ES, com duas turmas: 4º ano (20 alunos) e o 5º ano (24 alunos). Desenvolvemos durante cinco semanas, nos turnos matutino e vespertino, quatro práticas investigativas de conhecimento físico: o carrinho; o submarino; como acontecem os dias, as noites e as estações do ano; como acender uma lâmpada. Para facilitar a análise dos dados, filmamos todos os encontros e, no final de cada aula, os estudantes produziram relatórios das atividades investigativas. Na interação com o problema, as crianças se envolveram cognitiva e afetivamente, confrontando ideias previas, levantando hipóteses, analisando e relatando resultados. Nesta perspectiva, ensinar Ciências por Investigação pressupõe inovação. Em vez de aulas tradicionais onde o professor é o detentor do conhecimento, prioriza-se a participação do aluno como ser pensante e ativo no processo de construção do conhecimento, tendo o docente como mediador do processo. Ao finalda pesquisa, constatamos evidências de que os estudantes construíram conceitos de conhecimento físico, explorados nas atividades investigativas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8422
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9783_29 -Geovani da Silva Bayerl20161201-92930.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.