Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8521
Title: ARTISTA-PROFESSOR: CARTOGRAFIA E PROCESSO
metadata.dc.creator: PASTE, R. L.
Keywords: Cartografia;Arte;Arte e Educação;Artistas - professores;
Issue Date: 6-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PASTE, R. L., ARTISTA-PROFESSOR: CARTOGRAFIA E PROCESSO
Abstract: Trata-se de investigar as contaminações, os agenciamentos, os planos comuns do artista que é professor, descrever a existência de linhas que unem essas profissões, como se relacionam e se completam. Escolhemos por cartografar experiências que desvelam o processo de criação dos pesquisados. A prática cartográfica é avessa a unificações e promove sua abertura a variações, a multiplicidades, a desvios e a indeterminações. O acesso à produção nos possibilitou o acompanhamento dos percursos criativos com seus rastros e pistas em forma de croquis, anotações, devaneios, na perspectiva de aproximar o que é singular no processo de criação de cada artista-professor. Utilizamos princípios filosóficos de territorialidade, rizoma, conexão heterogênese e multiplicidade de Giles Deleuze e Félix Guattari. A escolha pela filosofia na pesquisa é por permitir que os fatos sejam analisados em si, sendo imanências que surgem e se sobrepõem, diferente da história, que para nós os limitam e os condicionam a uma única verdade. Os artistas-professores pesquisados foram Lygia Clarck, Rosana Paste e José Carlos Vilar.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8521
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_10956_ROSANA PASTE.pdf7.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.