Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8572
Title: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS ES
metadata.dc.creator: NICKEL, M.
Keywords: Formação Continuada;Educação do Campo;Parceria;
Issue Date: 18-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: NICKEL, M., FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS ES
Abstract: Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE do Centro de Educação- CE da Universidade Federal do Espírito Santo UFES e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Investiga como a formação continuada de professores da Educação do Campo, promovida pelo Centro de Pesquisa, contribui para a práxis docente no município de Domingos Martins - ES. Os referenciais teóricos trabalhados discutem dimensões sobre a prática da educação do campo, da formação continuada de professores e sobre parceria (Freire 2005; 2011a e 2011b; Vazquez 2007; Arroyo 1999 e 2007; Candau 2001 e 2003 e Foerste 2005; FUSARI 1988; MARIN 1995). Beneficiou-se de abordagens qualitativas em educação (Lüdke e André: 2006; Fichtner et al 2013). O Estudo de Caso favoreceu os diálogos permanentes com os sujeitos do processo formativo, com utilização de entrevista, análise documental e questionário para a produção dos dados. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a formação continuada de professores do campo constitui-se crescentemente neste Município como uma política pública. É desenvolvida de forma dialética e tem contribuído para promover reflexões e mudanças nas práticas escolares.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8572
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_10013_Dissertação - Mônica Nickel.pdf9.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.