Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8601
Title: Narrativas e experiências no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Biologia da UFES: investigando as contribuições para a profissionalização docente
metadata.dc.creator: RABELO, D. B. B.
Keywords: PIBID;Formação de professores de Ciências;Narrativas docen
Issue Date: 13-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RABELO, D. B. B., Narrativas e experiências no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Biologia da UFES: investigando as contribuições para a profissionalização docente
Abstract: Este estudo objetiva compreender como o programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que tem como base a articulação entre as Universidades (docentes e licenciandos) e as escolas de educação básica, pôde contribuir para o processo de profissionalização docente de bolsistas da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Buscou-se também neste estudo conhecer os indícios do desenvolvimento da profissionalidade docente a partir das experiências narradas pelos seus bolsistas e ex-bolsistas, entender a concepção de formação de professores que estrutura o PIBID Biologia da UFES e compreender como o programa contribui para o processo formativo de uma de suas Coordenadoras de Área. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo. Nossa discussão sobre a formação docente teve como referencial teórico alguns trabalhos de Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón e outros autores que consideram a escola como espaço formativo. No que tange à formação de professores de Ciências e os processos de ensino e aprendizagem que envolvem os saberes e fazeres específicos da área, buscamos as contribuições de Ana Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Pérez, Derek Hodson, Rosalind Driver, dentre outros. Para a produção dos dados, realizamos a entrevista narrativa e utilizamos minhas memórias do período no qual fiz parte do programa. Para análise dos dados, pautamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD). As narrativas, bem como as memórias, demonstraram que, a partir da participação no PIBID, houve o reconhecimento do "saber" e "saber desenvolver" atividades práticas no contexto do ensino de Ciências como uma profissionalidade fundamental do professor de Ciências. Além disso, saber diversificar as atividades na sala de aula, contextualizar os conhecimentos da disciplina com o cotidiano dos alunos e potencializar a dimensão dialógica na mediação foram dimensões reconhecidas pelos pibidianos como fundamentais para a formação e o trabalho do docente de Ciências. Além do mais, a relação interpessoal aparece como profissionalidade importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como para o aprendizado sobre a docência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8601
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11098_DISSERTAÇÃO DANIELY BOLLIS final.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.