Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8623
Title: INTELECTUAIS BRASILEIROS E AS REPRESENTAÇÕES DO (SUB) DESENVOLVIMENTO COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO: O INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS (ISEB) NA DÉCADA DE 1950.
metadata.dc.creator: SANTOS, C. F.
Keywords: ISEB;Intelectuais;Educação;Representações;
Issue Date: 18-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SANTOS, C. F., INTELECTUAIS BRASILEIROS E AS REPRESENTAÇÕES DO (SUB) DESENVOLVIMENTO COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO: O INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS (ISEB) NA DÉCADA DE 1950.
Abstract: Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender de que modo um grupo de intelectuais, imersos na política desenvolvimentista da década de 1950 no Brasil representou, através do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), a problemática do (Sub) desenvolvimento como projeto de educação. Posto ser este um estudo de caráter histórico, como fonte de pesquisa privilegiamos um documento descrito como Relatório Sucinto de Atividades do ISEB dando ênfase as aulas que foram ministradas e publicadas, no período entre 1956 a 1960, com o objetivo de entender o papel ocupado pela educação na política Desenvolvimentista do Brasil naquele período. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa a partir de uma perspectiva Histórico Cultural, privilegiando o esquema conceitual de Roger Chartier (1990, 1991, 2002, 2007): representação, circulação e apropriação. Em diálogo com Jean-François Sirinelli (2000), compreendemos o engajamento do intelectual nas problemáticas de seu tempo. Já na busca pela compreensão do campo político/cultural que esteve inserido os intelectuais do ISEB, destacamos Pierre Bourdieu (2000) e Reinhart Koselleck (2006), para assim, compreendermos os principais temas que desenharam a política isebiana a partir de seu projeto de Educação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8623
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12262_Cléber Ferreira - dissertação ab 18.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.