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Title: Pró-Reitores do IFES Percursos Formativos e Competências Gerenciais
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, L. P.
Keywords: Pró-Reitor;Competência Gerencial;Desenvolvimento Gerencial
Issue Date: 27-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: OLIVEIRA, L. P., Pró-Reitores do IFES Percursos Formativos e Competências Gerenciais
Abstract: Esta pesquisa buscou traçar um perfil dos gestores de nível estratégico de uma instituição federal, normalmente professores indicados para a ocupação de funções e que acumulam junto as atividades gerenciais as acadêmicas, sem terem tido a oportunidade de formação específica na área de gestão. No aporte teórico é exposto um breve contexto sobre concepções e atributos de competência, gestão por competências no setor público e, a importância do gestor e a tomada de decisão. Entendendo que as competências gerenciais podem representar uma melhoria na gestão, à medida que as competências mapeadas possam servir de subsídio à implementação de treinamentos baseados nas reais necessidades desses indivíduos, buscou-se levantar e mapear na percepção dos pró-reitores do Ifes, as competências necessárias para ocupar funções gerenciais no desenvolvimento de suas atividades. Os sujeitos da pesquisa foram 11 gestores que ocupam ou ocuparam a função de Pró-Reitor no Ifes e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, quais sejam: questionário (composto por três partes contendo questões referentes ao perfil sociodemográfico, a avaliação das competências percebidas em si mesmo e a percepção quanto ao grau de importância das competências para o exercício da função de Pró-Reitor) e entrevista semiestruturada. Os dados do questionário foram analisados a partir do Modelo Servqual e as entrevistas pela técnica de análise de conteúdo, com o apoio do software IRAMUTEQ. Foi apresentado um quadro com os gaps de competências a serem aprimoradas em relação aos seus atributos no desempenho da função (real), sua expectativa em relação ao exercício da função de pró-reitor (desejada) com um comparativo das médias em relação à competência, habilidade e atitude, a relação dos gaps com a formação acadêmica e a experiência gerencial, bem como as principais dificuldades e desafios da função de Pró-Reitor. Por fim, apresenta-se uma proposta de programa de desenvolvimento gerencial, tendo em vista necessidade identificada a partir da análise dos dados, associada à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público, do mestrado em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8723
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

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