Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8749
Title: Fundamentos para uma análise das dimensões acadêmico-curriculares no contexto do Reuni
metadata.dc.creator: LIMA, R. S.
Issue Date: 4-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LIMA, R. S., Fundamentos para uma análise das dimensões acadêmico-curriculares no contexto do Reuni
Abstract: Esta dissertação analisa os projetos políticos dos cursos de graduação criados na ocasião do Reuni, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo para observação dos Projetos Pedagógicos Dos Cursos, e realiza-se esta tarefa através da aproximação entre transformações estruturais no modo de produção capitalista, a partir da década de 1970, e a emergência dos discursos e princípios da Teoria Do Capital Humano, sociedade do conhecimento e pedagogia das competências. Cada vez mais fortalecidos no cenário de crise estrutural do capital, estes princípios caracterizam perspectivas de desenvolvimento das nações através das políticas educacionais, geralmente vinculadas a noções focalizadas, individualizantes e privatistas dos sujeitos no processo educacional, das instituições de ensino e do papel dos governos na definição de suas políticas para a educação, entre elas a educação superior. Neste contexto, no processo de contrarreforma da educação superior no Brasil, constitui-se de elementos da particularidade da conformação da burguesia e do capitalismo no país, combinada à sua condição de dependência, que se expressa pela enorme influência de organismos internacionais multilaterais na definição das políticas econômica e social assumidas por diferentes governos. As propostas de expansão/reestruturação das universidades federais no Brasil, tendem, portanto, a expressar, nos cursos de graduação, aspectos relacionados à mercadização do processo educacional, e no qual os projetos pedagógicos dos cursos têm papel fundamental.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8749
Appears in Collections:PPGPS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11283_Rochester Santana de Lima.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.