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dc.contributor.advisorSarlo Neto, Alfredo-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:39:47Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:39:47Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8879-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleUm estudo sobre a divulgação das demonstrações contábeis de organizações de direito privado do Espírito Santo : relação entre a quantidade divulgada e suas características contábeis e a percepção do elaborador quanto sua importânciapor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar a relação entre o nível de disclosure das informações contábeis e as características contábeis das organizações de direito privado situadas no Espírito Santo, além de descobrir a percepção do elaborador das demonstrações contábeis quanto sua importância. Utilizando como plataforma teórica para sua fundamentação a relevância da informação contábil e a teoria da divulgação, adotou-se uma metodologia quantitativa, na qual buscou verificar se as características das organizações como tamanho, alavancagem, o fato de ser auditada e, especificamente, auditada por uma Big Four poderiam influenciar na quantidade de demonstrações publicadas (proxy de disclosure). Para complementar os dados, foi elaborado um questionário com o objetivo de realizar uma pesquisa exploratória e descobrir qual é a percepção do elaborador da demonstração contábil quanto sua importância, ou seja, a visão do usuário interno quanto ao disclosure. A amostra coletada foi composta por publicações de organizações de natureza jurídica privada, que divulgaram suas demonstrações contábeis em edições do Diário Oficial do Espírito Santo entre o período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014, perfazendo um total de 736 observações. O questionário foi enviando para todas as empresas da amostra por e-mail (que foi coletado acessando o cartão CNPJ da empresa no site da Receita Federal do Brasil) e ligado para todas elas. Pelas evidências encontradas através da regressão linear múltipla pooled, foi aceito as hipóteses de que as variáveis tamanho da empresa, o fato dela ser audita e ser audita uma companhia Big Four influenciam positivamente no disclosure da companhia. Já a variável alavancagem influenciou negativamente no nível de disclosure, o oposto do esperado para a pesquisa. Em relação aos resultados obtidos através do questionário pode ser notado que não há muitos incentivos para as empresas publicaram suas demonstrações contábeis. Atualmente, muitas tem feito devido a obrigação com a legislação, destacando-se o fato da publicação ter um alto custo e não considerar relevante a publicação das demonstrações contábeis.por
dcterms.abstractThis paper aims to identify the relationship between the level of disclosure of accounting information and the accounting characteristics of the private organizations located in Espírito Santo, as well as to discover the accounting firm's perception of its importance. Using as a theoretical platform for its foundation the relevance of accounting information and the theory of disclosure, a quantitative methodology was adopted, in which it sought to verify if the characteristics of organizations such as size, leverage, the fact of being audited and, specifically, audited by a Big Four could influence the amount of published statements (proxy disclosure). In order to complement the data, a questionnaire was elaborated with the objective of conducting an exploratory research and discovering the perception of the elaborator of the accounting statement as to its importance, that is, the internal user's view of disclosure. The collected sample was composed of publications of private organizations, which published their financial statements in editions of the Official Newspaper of Espírito Santo between January 1, 2012 and December 31, 2014, making a total of 736 observations. The questionnaire was sent to all companies in the sample by e-mail (which was collected by accessing the company's CNPJ card at the Federal Revenue Service website) and linked to all of them. From the evidences found through multiple pooled linear regression, the hypothesis was accepted that the variables size of the company, the fact that it is audited and audited by a Big Four company positively influence the disclosure of the company. The leverage variable had a negative influence on the level of disclosure, the opposite of that expected for the research. Regarding the results obtained through the questionnaire it can be noted that there are many incentives for companies to publish their financial statements. Currently, many have done so due to the obligation with the legislation, highlighting the fact that the publication has a high cost and does not consider relevant the publication of the financial statements.-
dcterms.creatorAngelo, Rodolfo Amorin de-
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2016-05-03-
dcterms.subjectDisclosurepor
dcterms.subjectOrganizações privadaspor
dcterms.subjectPercepção do elaboradorpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Ciência Contábeispor
dc.contributor.refereeFerreira, Vicente Antônio de Castro-
dc.contributor.refereeCampos, Gabriel Moreira-
Appears in Collections:PPGCON - Dissertações de mestrado

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