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Title: O ordinário, as culturas e a gestão : um estudo sobre os processos de organizar no artesanato em Piúma (ES)
metadata.dc.creator: Machado, Filipe Cabacine Lopes
Keywords: Gestão ordinária;Práticas culturais;Processos de organizar
Issue Date: 8-May-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Para além das técnicas e formalismos que habitam o termo gestão, nesta dissertação buscou-se compreender a organização das práticas de gestão ordinária nas artes de fazer dos artesãos, no campo do artesanato de conchas em Piúma (ES). Em termos teóricos utiliza-se da concepção de gestão ordinária (CARRIERI; PERDIGÃO; AGUIAR, 2014), que encontra nas definições de práticas culturais em Certeau (1998) o caminho para explicação da gestão no universo dos pequenos negócios. Além disso, adota-se a definição do organizing, dada a análise dos diferentes processos que se originam nas interfaces com essas práticas. As práticas de gestão em Piúma (ES) acontecem entrelaçadas em dinâmicas que envolvem a necessidade de sobrevivência dos artesãos, exercendo múltiplas influências na cultura local. Sendo assim, foram selecionados 5 artesãos que sobrevivem do artesanato, sendo que 3 deles trabalham exclusivamente com artesanato de conchas, e 2 trabalham com produtos divergentes ao formato tradicional do artesanato local, visto compreender as práticas de gestão em seus efeitos culturais. Considerando a adoção de uma pesquisa qualitativa, utilizam-se como técnicas de coleta de dados: pesquisas documentais, entrevistas não estruturadas e observações participantes. O exame dos dados aconteceu em conformidade com a técnica de análise de narrativas, realizando um diálogo entre a concepção de narrativa em Certeau (1998; 1985) e a temporalidade narrativa em Ricoeur (1994). Nos resultados foi possível identificar e descrever diferentes artes de fazer, articuladas em mecanismos de gestão ordinária e conectadas em processos de organizar que permitem a sobrevivência dos artesãos. Ademais, por intermédio dos resultados deste estudo, foi possível identificar diferentes redes de relações nas quais os artesãos se inserem, exercendo múltiplos efeitos reflexivos com as instituições (Prefeitura e SEBRAE), como também no próprio cotidiano da gestão ordinária da Associação de Artesãos de Piúma (ASAPI). Por fim, as culturas se mostraram como elementos plurais e dinâmicos em meio às práticas cotidianas, afastando-se da concepção da existência de uma cultura popular que seria externa a elas.
Beyond the formalities and techniques that are within management, on this dissertation there was an interest in comprehend the organizing of ordinary management practices within the art of making of craftsmen in the field of seashell crafting in Piúma (ES). In theoretical terms, we use the conception of ordinary management (CARRIERI; PERDIGÃO; AGUIAR, 2014), which finds definitions of culture practices in Certeau (1998) the way to explain the management universe in small businesses. Also, we adopt the organizing definition, given the analyses of different processes that originate within these practices. The management practices in Piúma (ES) take place intertwined in drills which involve the necessity of surviving of the craftsmen, making an exerting multiple influences on the local culture. Therefore, 5 craftsmen were selected, given that 3 of them only work with seashell’s crafting and 2 with products that are not commonly found, considering the relationship between management practices and their cultural effects. We adopted qualitative research, we will be using as data collection method: documental research; non-structured interviews; and participating observations. The data examination happened with the narrative analyses technique, with a dialogue between the conception of narrative in Certeau (1998) and the temporality narrative in Ricoeur (1994). With the results, we could find and describe different arts of making, articulated with ordinary management techniques and connected with organizing processes that allow the survival of artisans. Furthermore, it was possible to identify different relationship networks in which the craftsmen are found doing multiple reflexive communications with the institutions (City Hall and SEBRAE), as also in their own daily management association. Finally, cultures showed itself as a plural and dynamic element among their daily practices.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8915
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