Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8931
Title: Reestruturação Produtiva e Gestão de Competência em uma Organização do Setor de Serviços: Analisando a Gerência Regional de Infra-estrutura do Banco do Brasil.
metadata.dc.creator: NAHAS, A. R.
Issue Date: 5-Mar-2004
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: NAHAS, A. R., Reestruturação Produtiva e Gestão de Competência em uma Organização do Setor de Serviços: Analisando a Gerência Regional de Infra-estrutura do Banco do Brasil.
Abstract: Esta dissertação discute as mudanças nos processos de trabalho, partindo do pressuposto que tais processos sofreram uma transformação nos últimos anos, impulsionada por pressões oriundas do ambiente externo à empresa. Tendo como base uma organização do setor financeiro e as inter-relações entre trabalho e subjetividade, discute a reestruturação produtiva do Sistema Financeiro Nacional, as definições e características da produção industrial de serviços e a evolução dos modelos de produção que levam ao surgimento de um modelo da competência. Trata-se de um estudo de caso realizado junto aos funcionários da Gerência Regional de Infra-Estrutura (GERIE) do Banco do Brasil em Vitória (ES), cujos dados foram obtidos através de documentação indireta, de entrevistas semi-estruturadas e de observação participante. Posteriormente, tais dados foram categorizados qualitativamente e apresentados sob a forma de análise de conteúdo. A reestruturação é tratada considerando o conceito de competência e sua aplicação dentro da unidade escolhida, buscando, dentro dos limites da realidade específica desta instituição, entender de que forma o processo de reestruturação afetou a organização e as pessoas a ela relacionadas, e ainda analisar as diferentes maneiras pelas quais esta competência é vista pelas pessoas e pela empresa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8931
Appears in Collections:PPGADM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_490_Dissertação-Andre Nahas.pdf422.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.