Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8981
Title: A organização das práticas e o trabalho gerencial : fragmentos do cotidiano da gestão de uma escola pública municipal
metadata.dc.creator: Carmo, Lucas Poubel Timm do
Keywords: Gestão escolar;Práticas organizativas;Trabalho gerencial;Shadowing;Escola pública
Issue Date: 16-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: A gestão das escolas públicas brasileiras é um fenômeno com características peculiares, dado que envolve múltiplos atores da comunidade escolar – diretor, docentes, demais funcionários, pais, alunos e líder comunitário. Em virtude disso, o diretor escolar se depara com muitos interesses e imprevistos no cotidiano, de tal maneira que seu trabalho assume forte caráter “emergente” e relacional. É fundamental, entretanto, estudar a gestão escolar sob uma ótica que não privilegie apenas o diretor de escola, mas as práticas organizativas que se desenrolam em meio aos arranjos materiais da unidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é entender como se organiza, por meio de práticas cotidianas, a gestão em uma escola pública de ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas a shadowing e documentos como técnica de coleta de dados. O trabalho de campo foi desenvolvido de fevereiro a maio de 2015, período em que foi feito o acompanhamento de uma diretora escolar nas suas atividades diárias e a coleta de documentos que auxiliassem na caracterização do contexto da unidade de ensino. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para uma gestão fortemente influenciada pelos distintos interesses e objetivos dos segmentos da comunidade escolar. Além disso, destacam a natureza emergente e dinâmica do “ser diretor” em virtude dos imprevistos que surgem no cotidiano organizacional. Mais do que isso, apontam para a gestão escolar como um fenômeno que acontece a partir de fragmentos de práticas que se desenrolam nos diferentes arranjos materiais que ajudam a constituir a unidade de ensino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8981
Appears in Collections:PPGADM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9453_DISSERTACAO LUCAS POUBEL VERSAO FINAL PARA IMPRESSAO CAPA DURA.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.