Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8997
Title: ARTICUL(A)ÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E AS ESCOLAS: PISTAS PARA CONSTRUIR UM TRABALHO INTERSETORIAL
metadata.dc.creator: CHAVES, F. A. M.
Issue Date: 29-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CHAVES, F. A. M., ARTICUL(A)ÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E AS ESCOLAS: PISTAS PARA CONSTRUIR UM TRABALHO INTERSETORIAL
Abstract: Considerando o aumento das demandas escolares para acompanhamento de crianças e adolescentes com os ditos problemas de aprendizagem, este trabalho apresenta algumas análises das práticas produzidas no entrecruzamento da Saúde Mental e escola. Ao tratarmos das práticas de cuidado no campo da Saúde Mental com crianças e adolescentes, percebemos a importância de construir um trabalho em rede. A intersetorialidade vem cada vez mais se fortalecendo como princípio norteador para efetivar uma atenção à população infanto-juvenil. Quando nos referimos a um trabalho junto com crianças e adolescentes, a escola é um dos setores que exige cada vez mais um cuidado com a articulação. Para tanto, neste trabalho, trazemos nossa experiência de campo, alguns percursos de uma pesquisa-intervenção e os encontros que dela se desdobraram: habitamos, no Centro de Atenção Psicossocial para Infancia e Adolescência de Vitória (CAPSi), um grupo com pesquisadores, trabalhadores desse serviço, familiares de crianças em tratamento com psicotrópicos, utilizando o Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (GGAM-BR), para pensarmos os atravessamentos escolares atrelados a uma demanda à saúde mental. Trazemos também nossa experiência numa rede intersetorial de Jesus de Nazareth (Vitória/ES) que tem as questões educacionais do território como foco de trabalho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8997
Appears in Collections:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_10302_FELIPE ALAN MENDES CHAVES.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.