Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9048
Title: Estresse na Vida Escolar de Crianças com e sem TDAH
metadata.dc.creator: GONCALVES, L. C. S.
Keywords: stress;escola;transtorno de falta de atenção e hiperativi
Issue Date: 24-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GONCALVES, L. C. S., Estresse na Vida Escolar de Crianças com e sem TDAH
Abstract: O estresse infantil é considerado um processo entre o evento estressor e as reações do indivíduo, podendo se manifestar através de sintomas físicos e psicológicos. A frequência desses sintomas pode trazer consequências para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Estudos evidenciam que crianças com diagnóstico de TDAH são mais propensas a vivenciarem sentimentos de culpa, tristeza e rejeição, quando comparadas às crianças de desenvolvimento típico. Isso ocorre, principalmente, no contexto de aprendizagem, onde a busca por resultados é considerada muito importante. Objetivou-se investigar como crianças com TDAH relatam sobre o estresse infantil e os indicativos de sua manifestação no contexto de aprendizagem. Para tanto, foram avaliadas 32 crianças, divididas em dois grupos, sendo um com diagnóstico de TDAH (G1) e outro sem diagnóstico (G2) para comparação dos dados. Após assinatura dos Termos de Consentimento e Assentimento, foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) Questionário de Dados Sociodemográficos, (b) Escala de Estresse Infantil (ESI) e (c) Roteiro de Entrevista para avaliação de Estresse na criança. Os dados foram analisados de acordo com o método clínico, conforme proposta de Delval. Crianças com e sem TDAH manifestaram indicativos de estresse, no contexto de aprendizagem, com frequência semelhante, com estresse decorrente principalmente de dificuldade de aprendizagem, relação com a família, colegas e professores e diagnóstico. Crianças com TDAH, entretanto, apresentaram estresse em maior intensidade, com manifestação de estresse em fases mais avançadas. Esta pesquisa visa contribuir para o entendimento do estresse infantil a partir de relatos das próprias crianças e, assim, facilitar o desenvolvimento de programas de intervenção que possam auxiliá-las no combate ao estresse infantil no contexto de aprendizagem. Palavras-Chave: stress; escola; transtorno de falta de atenção e hiperatividade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9048
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8629_ESTRESSE_TDAH_MESTRADO_LIVIA.pdf911.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.