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Title: CONTOS DE GRIMM (1812-1815): DOS SIGNIFICANTES NA REPRESENTAÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA ARTÍSTICO-LITERÁRIA OU ARISTOTÉLICA
metadata.dc.creator: ALMEIDA, L. C. D.
Keywords: contos de Grimm;verossimilhança aristotélica;significant
Issue Date: 15-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ALMEIDA, L. C. D., CONTOS DE GRIMM (1812-1815): DOS SIGNIFICANTES NA REPRESENTAÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA ARTÍSTICO-LITERÁRIA OU ARISTOTÉLICA
Abstract: Esta leitura se processa a partir da ideia da verossimilhança clássica, artísticoliterária ou aristotélica como verossimilhança psicológica, ou seja, que depende do contraste dos significantes de uma obra com os do receptor. Assim, essa verossimilhança configura uma impressão de verdade que se dá por reprodução, no receptor, de efetivas sensações experimentadas diante do mundo real. O conceito de significante que norteia esta abordagem é o da linha psicanalítica de Lacan. Verdade ou mundo real aqui dependem de linhas teóricas voltadas para representação e linguagem, como Kant, Nietzsche, Freud, o próprio Lacan, Wittgenstein e outros pesquisadores, mormente leitores desses enumerados. Aristóteles é o teórico da verossimilhança - que ele associou a ações de caráter elevado as quais devem se desenvolver conforme a necessidade. Ao conceito de necessidade associamos o desejo da linha psicanalítica lacaniana, que configura a sequência de inscrições significantes operadas sob a ordem de um sujeito. Por esse caminho, apontamos em significantes de contos de Grimm (da primeira edição) ações verossímeis e também inverossímeis. Do mesmo modo, também mostramos traços que encaminham para a viabilidade da noção de um grimmismo, ou estética que terá norteado a composição literária dos dois irmãos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9171
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