Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9352
Title: O CANAL CAMPOS-MACAÉ COMO EXPRESSÃO DA CONSTITUIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.
metadata.dc.creator: ANDRE, R. E. G. R.
Issue Date: 11-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ANDRE, R. E. G. R., O CANAL CAMPOS-MACAÉ COMO EXPRESSÃO DA CONSTITUIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.
Abstract: O presente trabalho visa problematizar a construção do canal Campos-Macaé situado na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, abordando os fatores responsáveis pela sua instalação sob a ótica da produção capitalista. Para tanto, adota-se a perspectiva teórica abordada em parte da extensa obra de Milton Santos, pois auxilia na assimilação da Técnica para a análise e interpretação da produção espacial. Pretende-se compreender de que maneira o processo de materialização do canal Campos-Macaé se apresenta como um elemento da constituição técnico-científica da configuração territorial de Campos dos Goytacazes, em função do processo de modernização que passava a região, o estado e a nação. Nesta perspectiva o trabalho visa auxiliar no entendimento de como se deu o processo de refuncionalização do uso original do canal como hidrovia, sob controle da oligarquia rural campista e regional, se voltando para outros usos como canal de drenagem e elemento paisagístico, buscando compreender a sua relação através do tempo com a sociedade local e regional.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9352
Appears in Collections:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9406_RAFAEL ESPINOZA GOMES ROSEIRA ANDRÉ.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.