Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9389
Title: CHANGING STORIES: UMA PROPOSTA NOS NOVOS PÁTIOS PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
metadata.dc.creator: PIETROLUONGO, F. S.
Issue Date: 20-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PIETROLUONGO, F. S., CHANGING STORIES: UMA PROPOSTA NOS NOVOS PÁTIOS PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Abstract: Segundo Duboc e Ferraz (2011), o conceito de novos letramentos data do final da década de oitenta e do início dos anos noventa e representa uma resposta à necessidade de expandir a noção liberal de letramento, ou modelo autônomo de letramento como Street (1995) define, caracterizado como um conjunto monolítico de habilidades de leitura e de escrita, adquirido de forma isolada do contexto ideológico e cultural do qual os sujeitos fazem parte. Letramento na acepção convencional é, portanto, entendido como habilidade de ler e de escrever um código linguístico, enquanto os novos letramentos constituem uma expansão daquela acepção de forma a considerar os aspectos sócio ideológicos inerentes às práticas de leitura. Esta pesquisa-ação tem como objetivo geral analisar a produção de conhecimentos multimodais e digitais de um projeto de ensino de inglês como língua adicional numa escola da rede privada de ensino do município de Vitória, ES, em turmas das séries finais do ensino fundamental. O projeto denominado Changing Stories tem como proposta a releitura midiática de duas histórias em quadrinhos na língua alvo. A metodologia deste estudo é de cunho qualitativo (CRESWELL, 2009), cujo modelo de análise dos dados propicia uma abordagem mais subjetiva e reflexiva do objeto de estudo, numa proposta de conciliar perspectivas linguísticas e socioculturais do ensino de inglês. O design metodológico dessa investigação foi organizado em três etapas, quais sejam, a apresentação do projeto para a comunidade escolar, observação do processo de tessitura do corpus e análise das produções. A revisão de literatura demonstra a necessidade da problematização sobre o desenvolvimento de letramentos múltiplos e críticos nos estudantes de inglês do ensino fundamental de escolas privadas do Espírito Santo, cujas propostas ainda são escassas. Os resultados das análises dos dados e do projeto se validaram, sob o ponto de vista teórico e ancorados na multimodalidade, como uma alternativa significativa de aprendizagem de inglês, com vistas à criticidade e a construção da cidadania dos alunos. Concluímos que, a proposta do projeto Changing Stories como ensino de língua inglesa foge das epistemologias tradicionais de abordagem linguística, historicamente voltadas para o ensino de vocabulário e gramática na língua-alvo. Outrossim, o projeto extrapola os objetivos linguísticos para alcançar também objetivos sociais e culturais do processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional, na medida em que se insere nos Novos Pátios escolares a multimodalidade - para ouvir as vozes dos aprendizes de inglês, contribuindo, desta maneira, para a construção de criticidade pelos discentes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9389
Appears in Collections:PPGEL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_10616_DISSERTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.