Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9483
Title: VARIABILIDADE da Eficiência Energética no Conceito de uma Ferrovia de Bitola Métrica
metadata.dc.creator: CABRAL, E. W. S.
Issue Date: 19-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CABRAL, E. W. S., VARIABILIDADE da Eficiência Energética no Conceito de uma Ferrovia de Bitola Métrica
Abstract: Atualmente, há uma grande variação do preço do diesel no Brasil. Isso reflete diretamente no custo variável de empresas do segmento de transportes. Dentro do modal ferroviário, parte dos grandes desafios estão direcionados à superação do orçamento anual, carga e minério transportado com redução de custo comparado aos anos anteriores, tornando mais eficiente a cada ano. Para isso, faz-se necessário ter ações efetivas para buscar a redução da relação de litros consumido por KTKB (Tonelada quilometro multiplicada por mil). Tal sigla significa o indicador de eficiência energética de algumas ferrovias no mundo. Nesse estudo, busca-se identificar como parte das variáveis controladas em ferrovias têm correlação com o indicador de Eficiência Energética. Isso será realizado atrelando fatores de impactos à equação comprovado por ferramentas de análises estatísticas e simulação ferroviária, dentro de cenários definidos da realidade operacional de ferrovias de bitola métrica. Algumas dessas variáveis, como exemplo, tem-se o peso médio e paradas de trens, que terão sua correlação estudada. Espera-se que com a conclusão do estudo, as empresas do setor ferroviário possam ter reduções de custos consideráveis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9483
Appears in Collections:PPGEC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11246_ERIC WILSON SANTOS CABRAL.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.