Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9826
Título: CAPCOM Plataforma para criação e uso de arquiteturas pedagógicas colaborativas para operações cognitivas sobre dados multimídia
Autor(es): Almeida, Renan Freitas
Orientador: Tavares, Orivaldo de Lira
Palavras-chave: Arquiteturas pedagógicas
MOrFEU
CAP
Construção de arquite
Data do documento: 23-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: As arquiteturas pedagógicas são estruturas especialmente elaboradas para suportar a aprendizagem. A concepção de uma arquitetura pedagógica (AP) acontece com a definição de objetivos de aprendizagem (o que aprender), atividades (o que fazer), método (como fazer) e recursos digitais (com o que fazer). Este trabalho apresenta a construção de uma plataforma, denominada CAPCOM, que permite criar arquiteturas pedagógicas que envolvam o uso de operações cognitivas, de forma individual ou colaborativa, sobre dados multimídia. A proposta inicial é que esses dados multimídia tenham sido criados em atividades de campo. O trabalho apresenta seis arquiteturas pedagógicas, com os respectivos recursos digitais, criadas para validar a plataforma CAPCOM. Além disso, são apresentados resultados da validação da plataforma CAPCOM com a criação e uso de novas APs, envolvendo 2 professores e 5 alunos do IFES. No desenvolvimento da plataforma são adotados conceitos propostos no projeto MOrFEU (Multi-Organizador Flexível de Espaços Virtuais), acerca de desenvolvimento de software, arquiteturas pedagógicas, configuração flexível de recursos digitais e ambientes flexíveis para aprendizagem
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9826
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10307_Ata de Defesa.pdf618.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.