Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9827
Title: Identificando as Implicações Significantes com Suporte Computacional.
metadata.dc.creator: RIOS, P. T. G.
Keywords: Mapas Conceituais;Implicações Significantes;Piaget;
Issue Date: 26-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RIOS, P. T. G., Identificando as Implicações Significantes com Suporte Computacional.
Abstract: É vital para um professor construtivista monitorar a aprendizagem de cada aluno, a fim de facilitar a definição dos próximos passos no desenvolvimento de uma disciplina. Esta é uma tarefa que consome muito tempo e que exige um arcabouço teórico para apoiar as observações do professor. Esse monitoramento poderia se beneficiar de certas ferramentas automatizadas para agilizar algumas partes do processo.Diferentes abordagens pedagógicas dizem que o uso de mapas conceituais pode ajudar os alunos nos processos de significação de novos conteúdos ou na ressignificação dos que já aprendeu. A posição epistemológica de Piaget afirma que o desenvolvimento de estruturas lógico-matemáticas de um aluno está relacionado com a aprendizagem de conceitos, formando deste modo, um sistema conceitual. Na construção de mapas conceituais, criamos, em última análise, o que Piaget chama de "Implicações Significantes" que evoluem de acordo com a natureza semântica das relações conceituais que criamos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9827
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_10308_ata de defesa.pdf558.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.