Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9843
Title: Uma Proposta e Avaliação de Sistema de Detecção de Suspeita de Plágio em Códigos de Linguagem C para Apoio à Atuação Docente.
metadata.dc.creator: CAMPANA FILHO, J. C.
Keywords: Plágio;Ensino de Progamação
Issue Date: 24-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: CAMPANA FILHO, J. C., Uma Proposta e Avaliação de Sistema de Detecção de Suspeita de Plágio em Códigos de Linguagem C para Apoio à Atuação Docente.
Abstract: A prática do plágio é um dos maiores problemas que ocorrem nas escolas e universidades. Esse problema não é resolvido de forma trivial. Com turmas muito numerosas, a análise das respostas para identificar plágio passa a ser uma tarefa quase impossível para um professor, que, além de ser muito demorada, é bastante trabalhosa. Muita pesquisa foi realizada sobre este assunto e sistemas foram desenvolvidos para prover mecanismos automáticos para aná- lise de códigos em disciplinas de programação, tendo como objetivos a redução da carga de trabalho do professor e a possibilidade de fornecer resultados de forma ágil. Nesse contexto, a partir de um estudo de ferramentas mais utilizadas para detecção de plágio, foi desenvolvido o pPlágio, um sistema que auxilia a identificação de possíveis plágios de códigos em linguagem C de forma automática com o propósito de apoiar o acompanhamento de atividades em disciplinas de programação de computadores. O pPlágio faz uso de várias técnicas para detectar vários tipos de plágios através de processamento prévio dos códigos-fontes e análise de similaridade. Para isso é utilizado um conjunto de medidas de similaridade na comparação entre os códigos-fontes. A submissão de códigos C e a apresentação dos resultados são realizadas através do Moodle, o que facilita a administração de turmas numerosas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9843
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_10537_ata de defesa.pdf642.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.