Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9868
Title: APOIO COMPUTACIONAL PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM 'DEBATE DE TESES
metadata.dc.creator: PANCERI, S. S.
Keywords: Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais;Arquiteturas Peda
Issue Date: 29-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: PANCERI, S. S., APOIO COMPUTACIONAL PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM 'DEBATE DE TESES
Abstract: O advento da cultura digital trouxe novas possibilidades de interação e comunicação entre os usuários, promovendo o aumento destas trocas e também o aumento dos dados produzidos por elas. Seguindo essa nova perspectiva, as interações em ambiente virtuais de ensino e aprendizagem são registradas para possibilitar que o professor possa (re)visitar os espaços e produções de cada aluno buscando informações para auxiliá-los de diversas formas. As Arquiteturas Pedagógicas apresentam-se como uma possibilidade de organização dessas interações, em especial a Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses" que propõe um fluxo de interações, realizadas através da produção de textos, para apoiar a construção de conhecimento daqueles que dela participam. Contudo, analisar esse volume expressivo de informações mostra-se como um desafio para o professor. Em vista disso, realizou-se um levantamento das mediações pedagógicas que podem ser realizadas junto com a Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses". Para facilitar a aplicação destas mediações, elaborou-se uma proposta de apoio computacional, baseada numa arquitetura de sistemas multiagente, com a finalidade de apoiar o professor na análise das informações produzidas nas interações propostas pela Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses", a fim de propiciar que as mediações pedagógicas identificadas sejam praticadas. A validação da proposta ocorre com a implementação do protótipo computacional de parte da solução, e aplicação deste protótipo a um caso real para coleta de dados. Os dados coletados foram analisados e os resultados obtidos com essa análise apresentam evidências que a solução proposta fornece subsídios para melhorar o processo de mediação pedagógica junto a Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses".
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9868
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.