Publication: Estudo da remoção de fluido de corte em água via eletrofloculação em fluxo contínuo com eletrodos perfurados
Loading...
Date
23/02/2018
Authors
item.page.advisor
item.page.coadvisor
item.page.referee
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Federal do Espírito Santo
item.page.resumo
O efluente oleoso proveniente das indústrias e esgoto doméstico é o principal problema de poluição dos aquíferos. A eletrofloculação é uma alternativa que tem sido aplicada no tratamento de vários tipos de águas residuais. Neste estudo a eletrofloculação foi empregada no tratamento de fluido de corte, insumo com propriedades refrigerante e lubrificante, utilizado nas atividades de corte e usinagem de metais, de maneira que este pudesse ser descartado com segurança. Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar o uso da técnica de eletrofloculação, em fluxo contínuo, utilizando eletrodos perfurados no processo de separação de emulsão sintética envolvendo água e fluido de corte. Os objetivos específicos incluíram caracterizar o efluente sintético antes e após o tratamento; investigar a eficiência da técnica quanto à redução do teor de óleo e analisar quais variáveis de estudo exercem maior efeito sobre a eficiência do processo de separação.
Description
Keywords
Citation
DIAS, Oriane Avancini. Estudo da remoção de fluido de corte em água via eletrofloculação em fluxo contínuo com eletrodos perfurados. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018.
