Publication: Método híbrido para resolução do problema de localização de facilidades capacitadas em dois níveis com redes de distribuição uni e multiproduto
Loading...
Files
Date
31/10/2016
Authors
item.page.advisor
item.page.coadvisor
item.page.referee
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Federal do Espírito Santo
item.page.resumo
Este trabalho propõe a aplicação de um método híbrido para resolução do Problema de Localização de Facilidades Capacidades em Dois Níveis (TSCFLP, sigla em inglês). O TSCFLP tem por objetivo definir locais para instalação de fábricas e depósitos para atender a demanda de um conjunto de clientes (fábricas → depósitos → clientes). O custo de uma solução é calculado de acordo com os custos fixos de instalação de fábricas e depósitos somado ao custo de transporte dos produtos de fábricas para depósitos e de depósitos para clientes. Restrições de capacidade das instalações, demandas dos clientes e que todo produto deve passar obrigatoriamente pelos depósitos devem ser respeitadas. Neste trabalho, o TSCFLP é abordado em duas vertentes: a primeira considerando uma rede de distribuição com apenas um produto e a segunda considerando uma rede multiproduto. Para resolver ambos os casos, é proposto um método híbrido a partir da combinação da meta-heurística Clustering Search (CS) com um método exato, além de uma modelagem computacional não binária para o problema. Para o TSCFLP considerando apenas um produto, o desempenho do método proposto é verificado por meio da utilização de um conjunto de 50 instâncias apresentadas em um artigo recente da literatura, e os resultados computacionais obtidos são comparados àqueles descritos no mesmo artigo. Já para o TSCFLP multiproduto, um conjunto de 20 novas instâncias é proposto, sendo os resultados comparados àqueles obtidos por um solver comercial. Os resultados obtidos para o TSCFLP uni e multiproduto demonstram que o método híbrido é efetivo na resolução do problema, alcançando resultados satisfatórios tanto em qualidade de solução quanto em tempo de execução.
Abstract
abstract
Description
Keywords
Problema de localização de facilidades capacitadas
Citation
RABELLO, Rômulo Louzada. Método híbrido para resolução do problema de localização de facilidades capacitadas em dois níveis com redes de distribuição uni e multiproduto. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2016.
