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http://repositorio.ufes.br/handle/10/10096
Título: | Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) : a percepção dos trabalhadores quanto ao processo de implantação |
Autor(es): | Vieira, Elza Cléa Lopes |
Orientador: | Lima, Rita de Cássia Duarte |
Coorientador: | Galavote, Heletícia Scabelo |
Data do documento: | 1-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de implantação do
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em
um município do estado do Espírito Santo. Trata-se de um estudo do tipo descritivo,
exploratório, com abordagem qualitativa que propõe, como um dos elementos
centrais da produção, o diálogo com atores envolvidos na política em curso. A coleta
dos dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro
semiestruturado com profissionais de nível superior, médico e enfermeiro, de
equipes de Saúde da Família que aderiram ao programa no município. As
entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo temática.
Os resultados apontaram falhas no processo de implantação, como adesão
involuntária de equipes, inoperância das ações de qualificação profissional e apoio
incipiente da gestão. Verificou-se um caráter avaliativo atrelado à punição e ao
cumprimento de metas. No entanto, foi evidenciado que o programa produziu efeitos
positivos nos processos de trabalho das equipes. In this study, Access and Quality of Primary Care Improvement Program implementation process in a county in the state of Espírito Santo was evaluated. This is a descriptive study, exploratory, with qualitative approach that proposes as one of the central elements of production, the dialogue with the actors involved in the ongoing policy. Data collection was conducted through individual interviews using semi-structured script with doctors and nurses working in the health teams and family participating in the program under study. The interviews were transcribed and analyzed through thematic content analysis. The results indicated failures in the implementation process, such as involuntary membership in teams, inoperability of professional qualification actions and incipient management support. It was observed that an evaluative character that is linked to punishment and to the achievement of goals. On the other hand, the program produced positive effects in the work processes of the teams. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10096 |
Aparece nas coleções: | PPGASC - Dissertações de mestrado |
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