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Título: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) : a percepção dos trabalhadores quanto ao processo de implantação
Autor(es): Vieira, Elza Cléa Lopes
Orientador: Lima, Rita de Cássia Duarte
Coorientador: Galavote, Heletícia Scabelo
Data do documento: 1-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de implantação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em um município do estado do Espírito Santo. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa que propõe, como um dos elementos centrais da produção, o diálogo com atores envolvidos na política em curso. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com profissionais de nível superior, médico e enfermeiro, de equipes de Saúde da Família que aderiram ao programa no município. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram falhas no processo de implantação, como adesão involuntária de equipes, inoperância das ações de qualificação profissional e apoio incipiente da gestão. Verificou-se um caráter avaliativo atrelado à punição e ao cumprimento de metas. No entanto, foi evidenciado que o programa produziu efeitos positivos nos processos de trabalho das equipes.
In this study, Access and Quality of Primary Care Improvement Program implementation process in a county in the state of Espírito Santo was evaluated. This is a descriptive study, exploratory, with qualitative approach that proposes as one of the central elements of production, the dialogue with the actors involved in the ongoing policy. Data collection was conducted through individual interviews using semi-structured script with doctors and nurses working in the health teams and family participating in the program under study. The interviews were transcribed and analyzed through thematic content analysis. The results indicated failures in the implementation process, such as involuntary membership in teams, inoperability of professional qualification actions and incipient management support. It was observed that an evaluative character that is linked to punishment and to the achievement of goals. On the other hand, the program produced positive effects in the work processes of the teams.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10096
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