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dc.contributor.advisorDalbello-Araujo, Maristela-
dc.date.accessioned2018-08-23T21:52:20Z-
dc.date.available2018-08-23T21:52:20Z-
dc.identifier.citationORNELAS, Jullyanne Heringer Cordeiro. Vivendo e aprendendo : a experiência do PET-Saúde Redes de Atenção Psicossocial. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10102-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectDesenvolvimento de pessoalpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectServiços de integração docente-assistencialpor
dc.subjectFormação de recursos humanospor
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectHealth serviceseng
dc.subjectHuman resources trainingeng
dc.subjectContinuing education in healtheng
dc.subjectTeaching care integrationeng
dc.titleVivendo e aprendendo : a experiência do PET-Saúde Redes de Atenção Psicossocialpor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc61-
dc.subject.br-rjbnEnsinopor
dc.subject.br-rjbnServiços de saúdepor
dc.subject.br-rjbnPessoal - Treinamentopor
dc.subject.br-rjbnSaúde - Pesquisa e ensinopor
dcterms.abstractEste estudo tem como temática a integração ensino-serviço em saúde, com foco na participação dos estudantes dos cursos da área da saúde envolvidos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Redes de Atenção Psicossocial. Esta pesquisa baseou-sena abordagem qualitativa e seus dados foram produzidos a partir da utilização de duas fontes de informação: as entrevistas individuais com oito estudantes e os diários de campo produzidos por sete discentes. A análise do conjunto de dados foi realizada à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin (2004), que norteou as relações entre a contextualização teórica do estudo e as unidades emergentes do material produzido e,ainda, as relações entre as unidades emergentes e os objetivos desta pesquisa, das quais surgiram as três categorias de análise discutidas: o que os estudantes fizeram, as principais dificuldades vivenciadas pelos discentes, as reflexões produzidas e os sentimentos experienciados. O material analisado revelou que a inserção dos estudantes no cotidiano dos serviços de saúde possibilitou, principalmente, a incorporação da integralidade ao processo de ensinoaprendizagem. Revelou, também, que as dificuldades vivenciadas pelos discentes ao longo de suas atuações no Programa marcaram consideravelmente suas vivências, de modo que as principais reflexões teóricas relatadas foram produzidas a partir de tais dificuldades. No que tange aos sentimentose emoções experienciados, verificamos que estes emergiram no material de modos e com intensidades diferentes, e foram despertados, sobretudo,pelos encontros com o desconhecido, o diferente e o distante. Constatamos, por fim, que as vivências dos estudantes repercutiram positivamente em seus processos de formação profissional e pessoal.por
dcterms.abstractThis study has as its theme the integration between teaching and service in health area, with focus on participation of the students of health courses involved in the Program of Education forWorkfor Health Care Psychosocial Networks. This research is based on qualitative approach and its data were produced from two sources of information: individual interviews with eight students and field diaries produced by seven students. Data analysis was based on the assumptions of the Thematic Content Analysis proposed by Bardin (2004), that guided the relations between the theoretical contextualization of the study and the emerging units of the material produced, and, still, the relations between the emerging units and the research goals, which emerged three analysis categories: what the students did, the main difficulties experienced by the students, the reflections produced and the experienced feelings. Analysis revealed that the inclusion of the students in the routine of health services enabled, mainly, the incorporation of comprehensiveness to the teaching-learning process. It also showed that the difficulties experienced by students throughout their performances in the Program, marked considerably their experiences, so that the main theoretical reflections reported to those difficulties. About the feelings and emotions experienced, we verified that these emerged in the material in many different ways and intensities, and were awakened, specially by encounters with the unknown, different and distant. Finally, we found that the experiences of the students reverberated positively in their professional and personal formation processes.eng
dcterms.creatorOrnelas, Jullyanne Heringer Cordeiro-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2016-09-29-
dcterms.languagePorpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapor
dc.publisher.courseMestrado em Saúde Coletivapor
dc.contributor.refereeSarti, Thiago Dias-
dc.contributor.refereeSodré, Francis-
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