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Título: Uma proposta de ensino baseado na abordagm CLIL : apropriações de uma professora/pesquisadora
Autor(es): Negoceki, Edineia Braunn
Orientador: Finardi, Kyria Rebeca
Data do documento: 16-Jul-2018
Citação: NEGOCEKI, Edineia Braunn. Uma proposta de ensino baseado na abordagm CLIL: apropriações de uma professora/pesquisadora. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2018.
Resumo: Este trabalho analisa possibilidades e limitações da abordagem de ensino de conteúdos diversos por meio da língua conhecida como Content and Language Integrated Learning ou CLIL na abreviação em inglês e doravante, no ensino de inglês da Educação Infantil. As perguntas de pesquisa que norteiam o trabalho são quais são possibilidades e limitações do uso da abordagem CLIL na educação infantil e quais são apropriações de uma professora/pesquisadora dessa abordagem para selecionar, elaborar, adaptar, implementar e avaliar atividades baseadas na abordagem CLIL. A metodologia de pesquisa é a da pesquisa-ação e o estudo foi realizado em uma escola privada regular não-bilíngue com crianças de 5 e 6 anos de idade, falantes apenas de português como língua materna (L1), em 3 turmas no último ano da Educação Infantil, totalizando 54 participantes. Foram preparados 10 planos de aula com base na abordagem CLIL para trabalhar conteúdos de Matemática, Linguagem Oral e Escrita e Ciências da Natureza ministrados em inglês como língua estrangeira (L2) para esse público. O arcabouço teórico que fundamenta a pesquisa é o da teoria sociocultural de Vigotsky (1934), com foco no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) proposto por ele. Os dados da pesquisa incluem notas do diário da professora/pesquisadora e os planos de aula produzidos e adaptados por ela. A análise dos dados mostra que é possível a utilização da abordagem CLIL na Educação Infantil por meio da mediação do professor, com a ajuda de materiais concretos que se relacionem com o conhecimento prévio dos alunos. O estudo conclui que existem possibilidades de uso da abordagem CLIL na Educação Infantil desde que as limitações relacionadas à formação de professores para atuarem com essa abordagem sejam superadas.
This study analyzes possibilities and limitations of the Content and Language Integrated Learning approach or CLIL in the abbreviation in English and henceforth, in the teaching of English as a foreign language in Early Childhood Education. The research questions that guides the study are ‘“what are possibilities and limitations of using the CLIL approach in early childhood education and what are appropriations of a teacher/researcher in this approach to select, elaborate, adapt, implement and evaluate activities based on the CLIL approach’. The research methodology is an action research and the study was carried out in a regular non-bilingual school with 5 and 6 year-old children speakers of Portuguese as their mother tongue (L1), in 3 classes of the last year of Early Childhood Education, totalizing 54 participants. 10 lesson plans based on the CLIL approach were developed to teach Mathematics, Language Arts and Science taught in English as a foreign language (L2). The theoretical framework that underlies the research was based on the socio interactionist theory of Vigotsty (1934), with focus on the concept of the Zone of Proximal Development (ZPD) proposed by him. The collected data includes notes from the teacher/researcher's diary and the lesson plans produced and adapted by her. Data analysis shows that it is possible to use the CLIL approach in Early Childhood Education through teacher mediation, with the help of concrete materials that relate to students’ prior knowledge. The study concludes that there are possibilities of using the CLIL approach in Early Childhood Education provided that the limitations related to teacher training and production of materials for this approach are overcome.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10463
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